Tripulante das Filipinas morre em navio ancorado com tripulação contaminada no Amapá
Mais um navio estrangeiro esta ancorado no Rio Amazonas, em Macapá, com pelo menos dois dos 21 tripulantes contaminados pelo novo coronavírus. A informação foi repassada ao Estado na segunda-feira (16/8), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os tripulantes têm nacionalidade filipina, mas a embarcação tem bandeira do Panamá e veio da Cidade do Cabo, na África do Sul. Um deles veio a óbito no navio e outro foi encaminhado para atendimento na capital e, após avaliação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), seguiu para internação no Centro Covid-HU.
Nesta terça-feira (17/8), equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) irão ao navio para coletar exames PT-PCR e fazer a análise clínica e monitoramento do estado de saúde dos tripulantes. Eles ficarão isolados no navio por, ao menos, 14 dias.
As amostras dos exames serão enviadas para o Instituto Evandro Chagas, em Belém do Pará, para investigações laboratoriais sobre possíveis variantes. O Governo do Estado está em tratativa com a Anvisa e órgãos de Relações Internacionais para definir o protocolo quanto ao corpo do estrangeiro que foi a óbito. A SVS também informou o ocorrido para o Ministério da Saúde.
Além deste navio, o Estado monitora a embarcação Dalian Mandarian, desde 5 de agosto – 18 dos 21 tripulantes estão com Covid-19.
Pelo protocolo estabelecido entre Anvisa e SVS, uma rede de atendimento foi criada para auxiliar pacientes de regiões de fora do estado com suspeita de terem contraído outras variantes do novo coronavírus.
Fonte: GEA