Parteira tradicional de 92 anos é a primeira a ser vacinada entre os idosos de Óbidos (PA)
Conhecida como uma das parteiras mais solicitadas do baixo Amazonas, durante 50 anos, a dona de casa Maria de Aquino, 92, a dona Zizi, foi a primeira idosa a receber a vacina contra a Covid-19, no município de Óbidos (PA). A imunização teve início nesta segunda-feira (1º), dia em que toda a região oeste paraense começou a cumprir o decreto governamental que institui o lockdown, para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus na localidade.
Nascida e criada na comunidade São Raimundo (costa fronteira de Óbidos), dona Zizi é mãe de 12 filhos. Desde a juventude, tornou-se parteira de ofício e sempre procurou exercer a atividade com muita dedicação, carinho e respeito com todos que a procuravam.
Desde o início da pandemia da Covid-19, dona Zizi foi obrigada a ficar distante fisicamente do rol de amizades dela, o que a deixou bastante triste. Todos os dias, a família sonhava com o dia em que a vacina chegasse a Óbidos e as pessoas pudessem começar a ser imunizadas, como informou uma das filhas de dona Maria, Marilene Castro.
“Fico feliz e emocionada, ao receber a primeira dose, da tão esperada vacina. Aconselho a todos os idosos a receber a vacinação, pois é a única forma de nos sentirmos mais seguros contra essa pandemia ”, disse dona Zizi.
Vacinação
A imunização é realizada em domicílio por seis equipes de agentes comunitários da secretaria de saúde local. Nesta primeira fase, o objetivo é vacinar 350 idosos, com idade a partir de 80 anos. A ação abrange apenas a área urbana do município e prossegue até próxima sexta-feira (5), como informou o enfermeiro Eudson Galúcio, durante coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira (1º).
Na próxima semana, os agentes de saúde deverão se deslocar para a zona de várzea, com a finalidade de continuar a vacinação com idosos das áreas ribeirinha e quilombola, que fazem parte do grupo prioritário e estarão na segunda fase da vacinação. Isto ocorrerá, assim que chegar o segundo lote da vacina, previsto para o dia 10 de fevereiro, de acordo com as informações passadas pelo enfermeiro.
Logística
Eudson Galucio fez questão de esclarecer à população que as equipes já estão em campo, mesmo com todas as dificuldades, principalmente as relacionadas à logística.
Conforme Eudson, após completar a vacinação das pessoas a partir de 80 anos, a secretaria de Saúde deverá divulgar novo cronograma de imunização para idosos com idade igual ou superior a 60 anos, que segundo o plano municipal de vacinação, ainda não tem data marcada para ocorrer.
“Esperamos ter mais vacinas, já na próxima semana, para começar a imunizar esses idosos com idade a partir de 60 anos”, frisou o enfermeiro.
Caso algum idoso deixe de ser vacinado nesta primeira fase, a família deverá entrar em contato imediato com a equipe de vacinação, ou diretamente no celular que está disponível no informativo que foi distribuído na cidade.
“Aconselhamos que os idosos aguardem, não saiam de casa e nem se exponham. A equipe estará indo de casa em casa no momento adequado para vacinar a nossa população idosa”, orientou Galúcio.
Meta
A recomendação do Ministério da Saúde (MS) é vacinar no município de Óbidos mais de 18 mil pessoas, de um total de 50 mil da população local, até o encerramento das quatro fases da vacinação, isso significa mais de 30% da população obidense.
O enfermeiro considera o percentual pouco, porém ajuda a evitar a circulação viral do novo coronavírus na cidade.
Cronograma de vacinação
Dia 1º/2 – Bairros, Cidade Nova, São Francisco e Fátima
Dia 2/2 – Bairros, Centro, Lourdes, Santa Terezinha e Perpetuo Socorro.
Áreas que não possuem Agentes Comunitários de Saúde
Dia 3/2 – Bairros, Centro, Lourdes, Santa Terezinha, Perpetuo Socorro e São José Operário
Dia 4/2 – Bairros, Cidade Nova, São Francisco, Bela Vista e Fátima.
Mais informações: (93) 99176-9921
Texto: Valdete Araújo – Portal Edição Norte