Veterano que arrecadou milhões para SUS britânico morre de Covid-19 aos 100 anos
O capitão Tom Moore morreu aos 100 anos, vítima de coronavírus. O veterano de guerra, que arrecadou quase £33 milhões de libras esterlinas para instituições de caridade do NHS, o Sistema Público de Saúde britânico, estava internado no hospital de Bedford, na Inglaterra, desde domingo (31.01), quando começou a sentir dificuldades respiratórias.
De acordo com informações da BBC News, Tom testou positivo para coronavírus na semana passada e não tomou a vacina contra a doença, porque havia contraído pneumonia.
Por conta de seus esforços em prol do NHS, quando deu cem voltas em seu jardim com um andador para arrecadar dinheiro para caridade, ele recebeu o título de cavaleiro da Rainha Elizabeth II em julho de 2020 em uma cerimônia especial no Castelo de Windsor.
Em um comunicado oficial, o Palácio de Buckingham comentou a morte de Tom: ”Sua Majestade gostou muito de conhecer o capitão Sir Tom e sua família em Windsor no ano passado. Seus pensamentos, e os da família real, estão com eles, reconhecendo a inspiração que ele forneceu para toda a nação e outras pessoas em todo o mundo.”
As filhas do capitão disseram que “compartilharam risos e lágrimas” em suas últimas horas juntos.