Exames para rastreio do câncer de próstata são intensificados no Amazonas
O primeiro dia de exames de toque retal e de dosagem sanguínea do Antígeno Prostático Específico (PSA) na Carreta do Homem, foi realizada na área externa do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, zona Centro-sul de Manaus. A ação da campanha Novembro Azul, mês de sensibilização sobre a saúde do homem, visa intensificar o rastreio para detecção do câncer de próstata no Amazonas.
Ao longo da manhã, aproximadamente 100 pacientes entre 50 e 70 anos, que aguardavam pelos procedimentos no Sistema de Regulação (Sisreg), realizaram os exames. Os pacientes com diagnóstico sugestivo para câncer de próstata tiveram o agendamento da biópsia inserido no Sisreg para realização do procedimento no Hospital Delphina Aziz.
Além da oferta de exames, a programação da Carreta do Homem incluiu um circuito de educação em saúde, com orientações nutricionais, de saúde mental e de atividades físicas, além do câncer de próstata. Na triagem, os pacientes também realizaram o exame de glicemia, aferição de pressão, verificação do peso e circunferência abdominal e receberam orientações de outros cuidados com a saúde do homem.
Próximos atendimentos
O segundo dia de atendimento na Carreta do Homem será realizado no dia 27 de novembro, com a meta de realizar mais 100 exames em pacientes que serão triados pela regulação, reduzindo o tempo de espera dos pacientes regulados pela Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura).
A ação do programa Saúde Amazonas também será realizada nos municípios de Parintins (a 369 quilômetros da capital), no dia 20 de novembro, e Tefé (a 523 quilômetros de Manaus). Nos dois municípios do interior do estado será realizado o exame de toque e de PSA.
(*) Com informações da assessoria