Vereadores são impedidos de entrar em hospital por prefeito no interior do Pará

Três vereadores da Câmara Municipal de Óbidos, localizada na região oeste do Pará, foram impedidos de entrar na unidade de urgência e emergência Dr. José Benito Priante, na quarta-feira (3) pelo prefeito do município, Jaime Silva (MDB). Os vereadores foram “barrados” logo na recepção do hospital, quando se preparavam para checar a veracidade das denúncias que chegaram a eles, em relação a problemas como falta de insumos, equipamentos e de pessoal, para atendimento no combate à pandemia do novo coronavírus.

A confusão foi filmada e postada por um portal da cidade nas redes sociais.

Assim que chegou ao local, o presidente da Câmara, Jalico Aquino (PL), ainda teve tempo de explicar os motivos da visita, que acabaria sendo indigesta para ele e os demais vereadores que o acompanharam, Nael Vasconcelos (Pode) e Erneisson Aquino (PSC).

“A gente não pode tomar qualquer iniciativa, antes de averiguar. Falta insumo, material humano para atender a ala de Covid. Já houve 18 mortes no total, sendo quatro na Santa Casa, quatro nas residências e o restante todo aqui no hospital, ou seja, 11 óbidos. A gente veio apurar, verificar quais são as situações de higiene também, se já foi feita uma dedetização, que é necessário, é preciso. Nós somos representantes do povo e, já que cobram tanto que a gente possa fazer o nosso trabalho, para realmente suprir o que a gente ganha, a gente está aqui para fiscalizar o ambiente e averiguar quais são as demandas que estão precisando. A gente precisa dessas informações para provocar o Ministério Público diante de um relatório e atender aos anseios da população e dar uma resposta às pessoas que ligam para a gente”, disse o presidente.

Autorização

Poucas horas depois de ocorrer o fato, à tarde, a diretora do hospital, Suyane Lemos, deu a versão da unidade de saúde em relação ao impasse. Ela alegou que os parlamentares precisavam de autorização para entrar no hospital, assim como a própria imprensa, como já foi feito anteriormente, segundo a enfermeira.

“Não tem problema nenhum a visita dos vereadores, desde que estejam munidos de documentos e autorizados. Dentro da unidade não permitimos reportagem sem autorização. O problema é que os vereadores chegaram sem a devida autorização para realizar a fiscalização, que é o trabalho deles, e ainda trouxeram a equipe de reportagem de um portal loca!”, informou.

Quanto ao atendimento, a diretora explicou que os pacientes continuam sendo atendidos, principalmente os casos de moderados a graves, e os considerados de menores agravamento, são encaminhados para as unidades de saúde.

Nota

Nesta quinta-feira (4), a prefeitura divulgou uma nota pública sobre o ocorrido. Leia o conteúdo na íntegra:

NOTA PÚBLICA

A Prefeitura Municipal de Óbidos vem a público esclarecer à população obidense sobre o lamentável episódio ocorrido na manhã desta quarta-feira (dia 3.02.2021), nas dependências do Hospital Municipal José Benito Priante (24 horas), quando três vereadores municipais, usando de abuso de autoridade tentaram invadir as dependências da unidade com objetivo de “realizar fiscalizações”.

A verdade dos fatos é que os vereadores Jalico Aquino, Erneisson Aquino e Nael Vasconcelos, sem comunicação prévia da Casa Legislativa ou da Comissão de Saúde da referida Casa, juntamente com um repórter local adentraram na unidade de saúde, sem respeitar as normas e decretos de segurança hospitalar no que tange o uso de equipamentos de proteção individual, e ainda tentaram invadir as salas médicas onde se encontram acamados paciente, acometidos pela Covid-19.

A Prefeitura lamenta profundamente a falta de postura dos representantes do povo quando em meio a uma pandemia tentam usar de má fé com objetivo de buscar autopromoção e mídia, expondo aos riscos de contaminação suas vidas e de terceiros.

Por fim, a Prefeitura ressalta seu compromisso com a população obidense e, pensando nisso, todas as medidas cabíveis foram adotadas, incluindo o acionamento da Policia Militar e da Procuradoria Jurídica do Município. Ressaltamos que o município encontra-se no bandeiramento Preta, isso significa de alto risco de contágio para o coronavírus e, portanto, aderiu ao Lockdown proposto pelo Governo do Estado, onde ficam suspensas todas e quaisquer atividades consideradas não essenciais.

No caso em destaque, os vereadores, apesar de deterem a função de fiscalizar, infringiram as regras estabelecidas no Decreto nº 106 de 1º de fevereiro de 2021, que estabelece as restrições em consonância inclusive ao Decreto Estadual 800/2021.

Óbidos-PA, 03 de fevereiro de 2021.

 

Texto: Valdete Araújo/Edição Norte

Foto: Divulgação

One thought on “Vereadores são impedidos de entrar em hospital por prefeito no interior do Pará

  • 04/02/2021 em 12:41 PM
    Permalink

    Quem NÃO deve NÃO treme ou teme.
    .Essas pessoas são pagas com o nosso imposto.
    .Ai vem uns burrocratas. Abrigarense em meandros do autoritarismo impedindo a fiscalização.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *