Obras de programa social e ambiental terão aporte de USD 80 mi em Manaus
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou, na quarta-feira (1º/12), o empréstimo de 80 milhões de dólares como financiamento para o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O valor global do projeto é de 114 milhões de dólares, com contrapartida de 34 milhões do Estado do Amazonas. A aprovação do financiamento pela diretoria executiva do banco é a última etapa antes da formalização do contrato, que agora aguarda a autorização do empréstimo pelo Senado Federal.
A nova etapa do programa, que é executado pela Unidade Gestora de Projetos (UGPE), abrangerá uma área de 340 mil m², entre as zonas Sul e Leste de Manaus, que se estende desde a Manaus 2000, no Japiim, até a comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes.
De acordo com o governo estadual, esta é a primeira vez que o programa alcançará a zona Leste da capital amazonense e as intervenções incluem obras de infraestrutura, saneamento básico, urbanismo, habitação e recuperação ambiental.
Entre as obras previstas estão 648 unidades habitacionais; sistema de esgotamento sanitário com 48 quilômetros de rede de coleta, seis elevatórias e uma estação de tratamento; ampliação da cobertura de água tratada, sistema de drenagem urbana com 5 quilômetros de margens tratadas e 34 quilômetros de nova rede de drenagem urbana, além de soluções para o complexo viário da área.
(*) com informações da assessoria
Foto: Tiago Corrêa e Sidney Mendonça / UGPE