William Alemão reforça pedido por faixa de pedestres e melhorias na parada do Olímpico
Mais um assunto preocupante envolvendo o sistema de transporte coletivo foi abordado na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nos últimos dias, pelo vereador William Alemão (Cidadania). Dessa vez, a situação está relacionada diretamente à parada de ônibus construída em frente ao Olímpico Clube, na avenida Constantino Nery, área central, por não oferecer as condições adequadas de segurança ao usuário.
O problema relatado pelo parlamentar, que já entrou com uma indicação na casa legislativa junto ao Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) para solucioná-lo, envolve principalmente o acesso ao local. A rampa não possui passagem para pedestres e tem levado muita gente a subir pelo outro lado da parada, junto à grade, sob risco iminente de acidentes.
Pessoas idosas e, principalmente, aquelas com dificuldades para se locomover, estão entre os mais prejudicados, de acordo com William Alemão.
“Os ônibus passam rente ao gradio e, para matar uma pessoa ali, é um estalo. O que precisa acontecer para que esse erro de engenharia seja corrigido? Que alguém seja gravemente ferido, se arriscando ali? Não é muito o que eu peço, que a população pede. São seres humanos que precisam de segurança, pelo menos na hora de acessar a rampa da parada de ônibus. Isso é inaceitável”, criticou.
O vereador já havia estado no local no primeiro semestre deste ano para mostrar o impasse, além de outros transtornos que ainda persistem no sistema. Agora, ele insistiu no tema, justamente porque também envolve o cadeirante.
A mensagem ecoou na câmara e também fez alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (PCD), celebrado em 3 de dezembro.
Jeitinho
As imagens mostradas nas redes sociais denunciam o fato e o jeitinho que alguns tentam dar para acessar o local chega a ser humilhante, observou Alemão.
“As pessoas que usam transporte público não deveriam ser obrigadas a passar por essa situação humilhante, de se pendurar em grades e correr risco de morte. Neste mês do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência cabe lembrar que eles, mais do que qualquer outro, já sofrem demais com a ausência de acessos. Já pensaram no fato de que, paradas como essa excluem e dificultam ainda mais o ir e vir dos PCDs? E você? Já precisou ultrapassar obstáculos para ter acesso a uma parada de ônibus em Manaus?”, questionou William Alemão.
Indicação
Confira o teor da indicação número 1038 e a justificativa do documento, publicado pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, da CMM:
“A presente indicação se faz necessária em virtude da necessidade de se disponibilizar, principalmente, aos cadeirantes e pessoas com deficiência, rampa de acesso.
Tendo em vista, a colocação de apenas uma rampa ao lado da frente da parada, colocando, não só os PCDs, assim como qualquer usuário do transporte público, em perigo, fazendo com que passem pela rua para conseguir subir na parada de ônibus.
Em consequência, a imposição de tal medida resultará na melhora da qualidade de vida dos usuários do transporte público municipal.
Portanto, submeto esta propositura à deliberação plenária, solicitando apoio de meus pares para a aprovação.
Plenário Adriano Jorge, 6 de dezembro de 2021.”
IMMU
A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do IMMU, encaminhou e-mail, mas até o fechamento desta matéria, não obteve resposta.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha/Dircom/CMM