Manaus FC monta base em Nova Olinda do Norte para temporada 2022
Numa parceria histórica entre clube e prefeitura do município, o Manaus Futebol Clube fará toda a pré-temporada de 2022 em Nova Olinda do Norte (a 126 quilômetros de Manaus). Um termo de compromisso foi firmado entre as partes na tarde desta terça-feira (14), durante coletiva de imprensa realizada na capital amazonense que contou com a presença do prefeito Adenilson Reis (MDB).
De acordo com o presidente de honra do Manaus, Luís Mitoso, o elenco ficará 16 dias em regime de preparação na cidade do baixo Amazonas, com direito a hospedagem, academia e campo para treinar. O estádio Ivanoel Nogueira (o Castanheirão) foi reformado recentemente e está pronto para receber o campeão amazonense.
Sem muitas opções para realizar o trabalho em Manaus, pois os três principais estádios – Arena da Amazônia, Colina e Carlos Zamith – estarão fechados para manutenção a partir do próximo dia 26, o Manaus optou por sair e levar todos os holofotes para Nova Olinda.
“Em Nova Olinda tem um campo recém-inaugurado com toda estrutura, com drenagem, irrigação automática, iluminação. É um campo muito bom, que irá dar todas as condições para o Manaus fazer a sua pré-temporada”, definiu Mitoso.
Para finalizar a pré-temporada, o Manaus fará um amistoso com a Seleção de Nova Olinda.
Centro de Treinamento
Outra novidade anunciada durante a coletiva está relacionada à instalação do centro de treinamento do clube, que será construído no quilômetro 2 da AM-10, Ramal do Janauary, município de Iranduba (a 70 quilômetros de Manaus). O terreno deverá abrigar dois campos de futebol no tamanho e padrão Fifa.
Competições
Em 2022, o Manaus irá disputar o Campeonato Amazonense, a Copa do Brasil, a Série C do Campeonato Brasileiro e a Copa Verde.
Elenco
Nas últimas semanas, o Manaus tem feito um trabalho de reformulação do elenco. Permaneceram no clube sete atletas: Pedro, Jefferson, Gilson, Márcio Passos, Ibiapino, Jack Chan e Vitinho. Até o momento, foram dez contratações: Reynaldo (goleiro), Lucas Paranhos (volante), Alvinho (atacante), Junior Palmares (meia-atacante), Rafael (lateral esquerdo), Rogério (volante), Mathias Tieppo (goleiro), Silvano (atacante), Gutierrez (zagueiro) e Felipe Cordeiro.
O técnico Evaristo Piza e renovou contrato e também continua para a próxima temporada.
História
Nova Olinda do Norte tem uma população estimada em 38.665 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Recebeu este nome proveniente de Olinda, denominação da propriedade de Fulgêncio Rodrigues Magno, um comerciante que habitava a região do Paraná do Urariá. A expressão do Norte, foi acrescentada pelo Governador do Amazonas à época de sua criação, Plínio Ramos Coelho, ao criar o município, com a finalidade de abençoar uma Nova Olinda na Região Norte do Brasil.
A historia do município está estreitamente ligada à exploração do petróleo do Amazonas e ficou conhecida como a Cidade do Petróleo. Outras cinco perfurações foram efetuadas nas proximidades do poço pioneiro, nos dois anos que se seguiram a essa data histórica (13 de maio de 1955), porém a euforia teve curta duração, porque a Petrobras, acatando argumento do famoso Relatório Link, alegou que o hidrocarboneto da região não tinha valor comercial e determinou o fechamento dos poços.