Queima de fogos do Réveillon é cancelada em Manaus

A tradicional queima de fogos da Virada de Ano, que aconteceria em 12 pontos espalhados pela cidade, não irá mais ocorrer este ano em Manaus. A decisão foi tomada pela prefeitura local, como forma de combater o aumento no número de casos de Influenza tipo A sazonal (H3N2), a nova variante do coronavírus e para evitar aglomerações pela capital.

A medida foi tomada e anunciada em nota, quase duas semanas após o poder público municipal ter comunicado o cancelamento do Réveillon 2022. Na ocasião, prefeituras de ao menos 18 capitais brasileiras também anunciaram cancelamento total ou parcial das festas de réveillon por conta da Covid-19.

Até o momento, o Amazonas registra 494 casos de Influenza, conforme a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Os 494 casos foram confirmados a partir do processamento de 6.175 amostras no Lacen-AM. O Amazonas enfrenta período sazonal para a ocorrência de vírus respiratórios, entre a Influenza A (H3N2), que coincide com o período chuvoso no estado, registrado entre novembro e maio anualmente.

De acordo com levantamento do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, foram registrados 262 casos no período de 12 a 17 de dezembro, que ainda segue em curso, representando 33% de positividade. Já no período de 21 a 27 de novembro, foram registrados 53 casos, 6% de positividade.

Ainda segundo o levantamento, a faixa etária mais acometida pelo vírus inclui pessoas de 20 a 29 anos, com 212 casos. O diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, destaca que, apesar do aumento, a maioria dos casos são de quadro clínico leve e sem necessidade de internação hospitalar.

 

 

 

 

 

 

(*) Com informações das Assessorias

Foto: Marcio James/Semcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *