STF dá 5 dias para governo justificar exigência de prescrição para vacinação infantil
A Rede Sustentabilidade (REDE), partido político liderado pela política Marina Silva, foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) na última sexta-feira (24) para contestar a decisão do Ministério da Saúde em exigir prescrição médica para vacinar crianças.
O ministro Ricardo Lewandowski determinou que o governo federal explique em até cinco dias a necessidade da apresentação da prescrição médica.
Na quinta-feira (23), o ministro Marcelo Queiroga defendeu a vacinação contra a covid-19 em crianças somente mediante a apresentação de prescrição médica e autorização dos pais.
A medida desagradou especialistas, que alegaram a dispensabilidade da mesma, apontando para o fato de que as vacinas são eficazes e testadas.
Segunda a Rede, o Brasil estará no caminho oposto do consenso científico do mundo, caso não aplique efetivamente os imunizantes aprovados pela Anvisa, que até agora constituem a dose especial da vacina da Pfizer para o público infantil.
Contudo, Jair Bolsonaro (PL) e apoiadores criticam a postura da agência, que autorizou as aplicações das vacinas.
Atualmente, a Polícia Federal investiga ameaças a diretores e servidores da agência, depois que o presidente defendeu a divulgação de seus nomes.
Fonte: Yahoo, com informações do Estadão e da Istoé
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil