William Alemão finaliza ano com 50% dos requerimentos atendidos pelo executivo

Recapeamento asfáltico, limpeza e retirada de lixeiras viciadas, contenção e drenagem de igarapés, reparos em pontes e até restruturação de terrenos que cederam. Estes foram alguns dos problemas demandados desde o último mês de fevereiro pela população, cujos serviços tiveram resolução total ou parcial em 2021, por meio dos requerimentos apresentados pelo vereador William Alemão (Cidadania) junto ao executivo municipal. Ao todo foram 1.108 pedidos e aproximadamente 50% das situações atendidas pelo poder público.

Os números foram divulgados nesta quinta-feira (30/12) pelo parlamentar e englobam o grande volume de matérias deliberadas e aprovadas na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Este ano, só de requerimentos foram 8,3 mil, 410% a mais que o encaminhado em 2020, de acordo com a casa legislativa.

No topo da lista de serviços demandados por Alemão estão aqueles relacionados à infraestrutura, mas o balanço final das atividades no atual exercício abrange também áreas como educação, limpeza pública, esporte, saúde, transporte, mobilidade urbana, entre outros.

Rua Lotus, comunidade São João, bairro Lago Azul, no quilômetro 4 da BR-174, zona Norte

Sobre recapeamento, uma das pautas mais relevantes foi a intervenção em localidades como a avenida Torquato Tapajós, no bairro da Paz, zona Centro-Oeste, onde um buraco em grande escala precisou ser tapado com urgência por trabalhadores da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), para evitar acidentes no local.

No quesito limpeza, a conversa com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) se concentrou em dar respostas para serviços de capinação, instalação de lixeiras em várias regiões da cidade, além da necessidade de serviços no igarapé da rua Novo Paraíso, no Parque São Pedro e a revitalização da Praça Dulcinéia Borges, no Parque Dez, zona Centro-Sul.

Alemão esteve acompanhado do subsecretário Operacional do órgão, José Rebouças, o Zezinho, para também verificar pontos específicos da Praça 14, zona Sul, e do Nova Esperança, zona Oeste. Na primeira parada, o atendimento priorizou serviços de capinação em toda a abrangência da praça Nestor Nascimento, além de desentupimento de esgotos, dragagem e limpeza de igarapé, instalação de lâmpadas nos postes e retirada de lixeiras viciadas em outras partes do bairro, como os becos Duque de Caxias e Afonso Pena, e as ruas Nhamundá e Afonso Pena.

No Nova Esperança, a prioridade foi concluir uma obra de drenagem, em meio às constantes chuvas registradas nos primeiros meses do ano, e desobstruir a via de acesso às residências, com a retirada de uma lixeira.

“O igarapé transbordava em dias de chuva e essa lixeira estava em cima de uma obra que ainda não havia sido concluída. Tudo se misturava e a água acabava por levar lixo e tudo que é espécie de resíduo para dentro das casas. Foi uma obra de cunho emergencial”, destaca o vereador.

No mesmo dia, o subsecretário Zezinho acionou a equipe da Semulsp e uma caçamba colocou a lixeira em outro ponto da via.

Também foram solicitados a retirada de lixeira viciada, reparos em ponte e serviços em vazamentos de água e drenagem, com troca de tubulações, na comunidade Gilberto Mestrinho, bairro Compensa 3, zona Oeste.

Troca de tubulação e retirada de lixeira na Compensa, zona Oeste

Bairro do Céu

Localizado na área central da capital amazonense, o Bairro do Céu apresentava condições precárias em uma ponte de madeira e outros dilemas como cabos de energia expostos a menos de um metro do chão sem nenhum tipo de isolamento, muito lixo e serviços inacabados que teriam sido feitos pela concessionária de águas.

“Verificamos tudo isso logo pela manhã e tivemos uma pronta resposta da prefeitura em relação ao lixo. A Defesa Civil também fez um levantamento de toda a situação, porque não havia condições de andar por lá”, recorda.

O vereador notificou a concessionária de águas e também cobrou a presença da empresa de energia, para que as demais providências fossem efetuadas.

Mais igarapé

Outra parte da lista de requerimentos produzidos pelo gabinete de William Alemão em 2021 priorizou os serviços de drenagem e contenção da beira de igarapé na rua Elias Benzecry (antiga rua 15 de Outubro), situada no Beco Pará, bairro Redenção, zona Centro Oeste. A ideia era dirimir os riscos de desabamento no local, segundo Alemão.

Beco Pará, no Redenção, zona Centro-Oeste

Na zona Norte, foram assistidas a travessa Genipapo, no Santa Etelvina; a rua Parintins, no Terra Nova 3, atrás da escola Ana Lúcia, com a restruturação de terreno que cedeu; e a rua Matambu, no Monte das Oliveiras, com a reforma da rede de esgoto.

Tubulação

Outra situação foi um vazamento provocado pelo rompimento de tubulações e que serviu até de “piscina” para o lazer da criançada em plena via pública, na zona Norte de Manaus. Por meio de requerimento, William Alemão constatou o problema, entrou em contato com a concessionária de água, acompanhou todo o procedimento e só deixou o local quando o serviço foi finalizado.

O fato ocorreu no início de setembro, na rua Caxambu, bairro Santa Etelvina, numa área onde normalmente passam veículos e pessoas, apesar do estado crítico em que se encontrava, por falta de manutenção.

Conjunto Jardim Friburgo, no Tarumã

Campos

Ainda referente à infraestrutura, destaque para reformas em campo de futebol como o localizado na Rua A3, do Nova República; o da Ilha, no conjunto Ajuricaba, bairro Alvorada; e o do conjunto Canaranas, na Cidade Nova, zona Norte.

Educação

Junto à Secretaria Municipal de Educação (Semed), Alemão solicitou, entre outras necessidades, serviço de reforma para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldir Garcia. No documento, Alemão justifica o pedido com base na grande quantidade de água parada, matagal alto e sujeira.

O parlamentar sugeriu, ainda, a construção de creches e a reforma da Escola Municipal Síria Mamed, no Santa Etelvina.

Saúde

A revitalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) Almir Pedreira, localizada na rua Claudiano Moreira, no Lagoa Verde; e a reativação da Casinha de Saúde da rua Veneza, no bairro da Paz, zona Centro-Oeste, sobressaíram-se entre as prioridades dos requerimentos no campo da saúde.

Ônibus

No setor de transporte coletivo, foram tratadas junto ao Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) demandas como aumento na fiscalização, maior oferta de veículos para a linha de ônibus 430, realização de estudo técnico para transformar em mão única a rua Voluntários da Pátria, no sentido Avenida Brasil para Avenida São Jorge, na Compensa; fiscalização do Complexo Viário da Constantino Nery, ministro Roberto Campos; remanejamento do horários nas linhas 350, 010, 440, 081, 082, 128 e 002, que passam nos shoppings Manauara e Amazonas; mais iluminação e faixa de pedestre para o T1.

Das outras iniciativas, Alemão cobrou o envio dos contratos firmados entre a Prefeitura de Manaus e as empresas de transporte público coletivo, celebrados no fim de 2020 e vigência para 2021, com o objetivo de acompanhar todo o funcionamento do sistema e dar respostas mais rápidas sobre o assunto à sociedade como um todo.

Alemão e equipe estiveram nas ruas em 2021, nos locais mais diversos possíveis. Segundo o vereador, a missão de fiscalizar e atender às demandas continuará com a mesma pegada em 2022, em benefício da população manauara e comunidades da zona rural.

 

 

 

Texto: Assessoria de Comunicação do vereador

Fotos: Assessoria do vereador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *