Cientistas observam estrela supergigante vermelha momentos antes da explosão
Para os cientistas, é mais fácil assistir às diversas e confusas explosões estrelares do que ver o período que as precede. Contudo, os astrônomos conseguiram observar pela primeira vez uma estrela gigante vermelha momentos antes de se transformar em um supernova.
Com o uso de um telescópio no Havaí, uma equipe de cientistas conseguiu reunir as observações feitas de uma estrela supergigante vermelha no verão de 2020.
A mesma esfera morreu em uma supernova denominada (SN) 2020tlf. Membros da equipe a definiram como uma das mais intrigantes do tipo.
Wynn Jacobson-Galán, pesquisador de pós-graduação em astronomia na National Science Foundation, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e principal autor do novo estudo que relata os resultados da explosão, afirma que o acontecimento é um avanço para a compreensão dos momentos anteriores à morte da estrela.
É a primeira vez que se vê uma estrela supergigante vermelha explodir. A esfera continha por volta de dez vezes a massa do Sol, e se encontrava cerca de 120 milhões de anos-luz da Terra, na galáxia NGC 5731.
A nova pesquisa reuniu observações da região e da própria supernova feitas por diversos telescópios, que começaram as análises em 2020, observando o local pelo período de um ano depois da explosão.
Agora, os astrônomos esperam observar outras supergigantes vermelhas antes da erupção, de forma a compreender melhor os últimos dias antes da supernova.
Fonte: Yahoo, com informações são do Space