Multidão procura novo centro de teste para Covid-19 em Manaus
Um grande número de pessoas reuniu-se logo nas primeiras horas desta quarta-feira (19), em busca de testes para a Covid-19, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus. O segundo ponto de testagem em massa da capital amazonense passou a funcionar nas etapas 1 e 2 do complexo, na zona centro-oeste da cidade.
O espaço possui 40 estações de notificação, para atendimento inicial do usuário, e 20 estações de coleta. Ao todo, a ação reúne 14 médicos, dez técnicos de enfermagem, dois farmacêuticos bioquímicos e 20 servidores para auxiliar no apoio técnico, numa megaestrutura montada pela prefeitura e o governo estadual.
A capacidade de realização de testes é similar à do posto em funcionamento desde a semana passada no Studio 5 Centro de Convenções, ou seja, 200 por hora, incluindo coleta da amostra, testagem e emissão de resultado. O atendimento médico é feito por uma equipe de 14 profissionais e dois pontos de atendimento farmacêutico também estão disponíveis para a entrega dos medicamentos prescritos.
Atendimento
Nesta quarta-feira, o atendimento teve início às 9h e seguirá até as 19h. A partir da quinta (20/01), será até as 17h. Além do teste rápido de antígeno para pacientes com sintomas gripais, haverá atendimento médico para usuários com diagnóstico positivo para Covid-19.
Ampliação da testagem
A média de testes realizados teve um grande aumento no Amazonas, passando de 40 mil testes por mês para 60 mil testes por semana, atualmente. Além do centro de testagem, a testagem é ofertada no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Rodoviária e Porto de Manaus, além das Unidades e Serviços de Pronto Atendimento (SPAs e UPAs).
Foto: Reprodução/Rede Amazônica