Brasil fica no empate com Equador em jogo decidido pelo VAR
Brasil e Equador empataram em 1 a 1 no fim da tarde desta quinta-feira (27), em jogo válido pela 15ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar. A partida foi disputada no Estádio Casa Blanca, em Quito.
Mesmo sem a presença do craque Neymar, o time do técnico Tite aproveitou logo a primeira chance e abriu o placar aos cinco minutos de jogo. Após rebatida da defesa, Coutinho cruzou, Matheus Cunha tentou e a bola sobrou para o volante Casemiro fazer o gol.
Depois, aos 13 minutos, ocorreu o primeiro lance com a participação do árbitro de vídeo. O atacante Matheus Cunha foi atingido pelo goleiro Domínguez. Após revisão, o árbitro colombiano Wilmar Roldán confirmou que a falta foi fora da área e expulsou o jogador do Equador.
Mas a vantagem do Brasil de jogar com um atleta a mais durou muito pouco. Aos 19 minutos, o lateral-direito Emerson, que já tinha cartão amarelo, acertou Estrada e foi expulso. E, logo na sequência da partida, ocorreu outra participação importante do árbitro de vídeo. Aos 25, o goleiro brasileiro Alisson havia sido expulso depois de atingir Enner Valencia. Mas, Wilmar Roldán acabou voltando atrás e deu apenas o amarelo para o arqueiro da seleção de Tite.
No começo da segunda etapa, outra revisão do VAR. Aos 12 minutos, Roldán viu um pisão do atacante Raphinha em Estupiñán dentro da área e marcou pênalti. Só que voltou atrás depois de rever o lance no vídeo. O gol de empate do Equador saiu aos 29 minutos da etapa final. Depois de um cruzamento, Félix Torres subiu junto com Casemiro e mandou de cabeça para o fundo da rede. E, por incrível que pareça, o juiz Wilmar Roldán ainda conseguiu se envolver em mais um lance com o VAR. Aos 45, ele marcou pênalti do goleiro Alisson em cima de Ayrton Preciado. Mas, depois de rever, mudou de ideia e considerou o lance como legal.
Com esse resultado, o Brasil, que já está classificado à Copa do Quatar, continua na liderança das Eliminatórias com 36 pontos. O Equador, em terceiro, com 24 pontos tem a vaga bem encaminhada para o torneio do fim deste ano. O Brasil volta a jogar na terça-feira (1º/2) contra o Paraguai, no Estádio Mineiro, em Belo Horizonte. No mesmo dia, o Equador vai até Lima para enfrentar o Peru.
FICHA TÉCNICA
Equador 1×1 Brasil
Competição: Eliminatórias da Copa do Mundo, 15ª rodada.
Local: estádio Rodrigo Paz Delgado (Casa Blanca), em Quito-EQU.
Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia). Assistentes: Alexander Guzman e Jhon Leon (ambos da Colômbia). VAR: Leodan González (Uruguai).
Cartões amarelos: Enner Valencia, Caicedo (Equador), Emerson Royal, Emerson Royal, Éder Militão, Alisson, Raphinha (Brasil).
Cartões vermelhos: Alexander Domínguez (Equador), Emerson Royal (Brasil).
Gols: Casemiro, aos 5/1ºT (0-1), Torres, aos 29/2ºT (1-1).
Equador: Alexander Domínguez; Angelo Preciado (Romario Caicedo, aos 20/2ºT), Torres, Hincapié e Estupiñán; Gruezo (Ayrton Preciado, aos 20/2ºT), Caicedo (Méndez, aos 40/2ºT), Allan Franco (Galíndez, aos 17/1ºT); Estrada (Carcelén, aos 40/2ºT), Plata e Enner Valencia. Técnico: Gustavo Alfaro.
Brasil: Alisson; Emerson Royal, Éder Militão, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Philippe Coutinho (Daniel Alves, aos 32/1ºT); Raphinha (Antony, aos 17/2ºT), Vinicius Júnior (Gabriel Jesus, aos 17/2ºT) e Matheus Cunha (Gabigol, aos 33/2ºT). Técnico: Tite.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Reprodução