Carta em defesa da Zona Franca de Manaus será entregue ao governo federal
Lideranças políticas e empresariais estiveram reunidas nessa segunda-feira (28/2) com o poder público municipal, para que, juntos, enviem uma Carta Aberta ao governo federal em defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM), atingida duramente na última sexta-feira (25/2), pelo Decreto Federal nº 10.979, que reduz em 25% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), tornando insustentável a produção na capital amazonense.
O encontro aconteceu no Palácio Rio Branco, localizado no Centro Histórico de Manaus.
Após a reunião, realizada justamente no dia em que a ZFM completou 55 anos, ficou definido que uma Carta Aberta seja enviada ao governo federal solicitando que os incentivos a ZFM sejam mantidos, garantindo assim a competitividade do modelo econômico instalado no Amazonas.
Uma comitiva formada por senadores e deputados federais já pré-agendou uma reunião com o ministro Paulo Guedes, para tratar do assunto.
Após a publicação do decreto, não apenas políticos do Amazonas, mas representantes de outros estados demonstraram a insatisfação com a decisão do governo federal.