O que significa renunciar à Academia do Oscar, como fez Will Smith?
Depois da polêmica provocada pelo tapa dado em Chris Rock durante 94ª cerimônia do Oscar, no último domingo (27), Will Smith anunciou que não é mais um membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela premiação. Mas o que a renúncia significa?
Após o incidente na cerimônia, a Academia declarou ter instaurado um “processo disciplinar” para investigar a atitude do ator durante o evento e, após isso, determinar possíveis punições a Smith, que poderiam incluir suspensão ou expulsão do seleto grupo.
Porém, antes que o processo tivesse continuidade, o ator revelou a sua renúncia à Academia: “Respondi diretamente ao aviso de audiência disciplinar da Academia e aceitarei plenamente todas e quaisquer consequências pela minha conduta. Minhas ações na apresentação do 94º Oscar foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis. A lista daqueles que machuquei é longa e inclui Chris, sua família, muitos dos meus amigos e entes queridos, todos os presentes e o público global em casa”, declarou Smith em comunicado enviado à revista Variety.
“Eu traí a confiança da Academia. Privei outros indicados e vencedores de sua oportunidade de celebrar e ser celebrado por seu trabalho extraordinário. Estou de coração partido. Quero colocar o foco de volta naqueles que merecem atenção por suas realizações e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema”, continuou o ator.
“Portanto, estou me demitindo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e aceitarei quaisquer outras consequências que o Conselho julgar apropriadas. A mudança leva tempo e estou comprometido em fazer o trabalho para garantir que nunca mais permita que a violência ultrapasse a razão”, concluiu Smith. Com a decisão, ele fica impedido de participar de eventos organizados pela Academia e, especialmente, de votar para escolher os indicados e os vencedores do Oscar.
Porém, isso não impede que ele seja indicado novamente ao prêmio – já que ser um membro da Academia não é pré-requisito para aparecer na premiação – e Smith não deve perder a estatueta de Melhor Ator, vencida na última edição por sua interpretação de Richard Williams, pai das tenistas Serena e Venus Williams, na cinebiografia “King Richard: Criando Campeãs”.
O que aconteceu?
Na noite deste domingo (27), Will Smith perdeu a cabeça após ver Jada Pinkett virar alvo de piada por causa da alopecia, doença genética que causa perda de cabelo. Rock tirou sarro de Jada a chamando de G.I Jane, personagem de cabeça raspada de Demi Moore no longa “Até o Limite da Honra” (1997).
Depois do tapa, do seu acento, à frente do palco, Smith gritou: “Não quero ouvir mais nenhuma palavra”. Rock respondeu: “Foi uma piada de ‘G.I. Jada’.” Foi então que, enfurecido, Will gritou: “Tira o nome da minha mulher da sua boca.” Rock completou: “Esta foi a melhor noite na história da televisão”.
Fonte: Yahoo!
Foto: Divulgação