Will Smith é suspenso por 10 anos das cerimônias do Oscar

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas reuniu o conselho da entidade nesta sexta-feira (8) e decidiu suspender Will Smith das cerimônias do Oscar por 10 anos. O ator causou choque no público ao dar um tapa no rosto do humorista Chris Rock durante a cerimônia deste ano.

A medida também vale para todos os outros eventos realizados pela Academia. O texto que comunica a decisão, assinado pelo presidente da Academia, David Rubin, qualifica o comportamento de Will Smith no palco de “inaceitável e prejudicial”.

Antes de anunciar a decisão, a Academia deu 15 dias para Will Smith se defender por escrito. Sabendo que poderia ser expulso ou suspenso da entidade, o ator de 53 anos decidiu renunciar à filiação uma semana antes da reunião do conselho.

No texto, a Academia agradece Chris Rock por “manter a compostura”. Antes de levar o tapa, o comediante havia feito uma piada com a cabeça raspada de Jada Pinkett, atriz e esposa de Will Smith. Ela foi diagnosticada com alopecia, doença autoimune que provoca queda de cabelo.

Confira abaixo o comunicado na íntegra:

“A 94ª edição do Oscar deveria ser uma celebração dos muitos indivíduos em nossa comunidade que fizeram um trabalho incrível no ano passado; no entanto, esses momentos foram ofuscados pelo comportamento inaceitável e prejudicial que vimos o Sr. Smith exibir no palco.

Durante nossa transmissão, não abordamos adequadamente a situação na sala. Por isso, lamentamos. Esta foi uma oportunidade para darmos um exemplo para nossos convidados, espectadores e nossa família da Academia em todo o mundo, e ficamos aquém – despreparados para o fato inédito.

Hoje, o Conselho de Diretores convocou uma reunião para discutir a melhor forma de responder às ações de Will Smith no Oscar, além de aceitar sua renúncia. O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, entre outros, o Oscar.

Queremos expressar nossa profunda gratidão ao Sr. Rock por manter a compostura em circunstâncias extraordinárias. Também queremos agradecer aos nossos anfitriões, indicados, apresentadores e vencedores por sua postura e graça durante nossa transmissão.

Esta ação que estamos tomando hoje em resposta ao comportamento de Will Smith é um passo em direção a um objetivo maior de proteger a segurança de nossos artistas e convidados e restaurar a confiança na Academia. Também esperamos que isso possa iniciar um tempo de cura e restauração para todos os envolvidos e impactados.”

O que acontece com Will Smith?

Na prática, dá para dizer que Will Smith se antecipou à punição da Academia. Ao anunciar a sua renúncia como membro, o ator já abdicava do seu acesso a exibições e eventos realizados pela organização, além do direito a votar no Oscar.

Curiosamente, o ator não está proibido de concorrer a prêmios do Oscar. Como explicou a Variety, ele só está proibido de participar dos eventos – ainda que seja improvável que ele indicado durante os anos de banimento presencial. A estatueta de Melhor Ator vencida neste ano, a propósito, foi mantida e seguirá com o ator.

Em resposta ao banimento, Will Smith disse em nota oficial apenas uma frase, segundo o site Deadline: “Eu aceito e respeito a decisão da Academia”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Yahoo!

Foto: Reprodução/Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *