Cartilha Latifúndios da Amazônia também será difundida nos EUA

Em um evento realizado na Grande Benemérita Loja Maçônica Simbólica Amazonas, em Manaus, no último dia 30 de julho, o professor amazonense Fabiano José Affonso, 65, entregou ao grão-mestre norte americano Kristian Moore, dois exemplares da cartilha Latifúndio na Amazônia – Das Capitanias Hereditárias às Unidades de Conservação. O material bibliográfico, que foi produzido e escrito pelo próprio Fabiano, agora fará parte do acervo e será difundido pelo ilustre visitante na cidade de Maryland, nos Estados Unidos, onde o mesmo atua como adjunto da Prince Hall do Oriente.

A cartilha foi entregue nas duas versões, português e inglês, em meio a um discurso traduzido em tempo real por outro convidado, Luiz Filipi, grande secretário de Relações Exteriores Adjunto da entidade.

Várias personalidades de diversos setores já foram agraciados com o material, desde a publicação, no início de 2022. O evento mais recente foi registrado no último dia 22, quando Fabiano Affonso propagou a cartilha também na fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru, em solenidade realizada no auditório do Hospital de Guarnição de Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus).

O conteudo relata fatos que marcaram a história da Amazônia, como o Tratado de Tordesilhas em 1994, a viagem de Pedro Alvares Cabral e as Capitanias Hereditárias, além de dar ênfase ao período áureo da borracha, aos anos 1940, época em que o Brasil “ainda não conhecia a Região Norte”, como enfatiza o autor, e, posteriormente, à criação da Zona Franca de Manaus.

A cartilha está à disposição do público por meio das mídias sociais (https://drive.google.com/file/d/1C6jZJPXlK0oczhsHITbyP_Z667a8rxJx/view?usp=sharing).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *