CBF confirma Copa Verde e Manaus FC ameaça não disputar competição
A Copa Verde de 2022 vai de fato ocorrer este ano, mesmo a contragosto de clubes como o Manaus, que já avisou não deverá disputar a competição. A CBF confirmou a realização do torneio na noite de ontem, terça-feira (23), após reunião de Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade, e o diretor de competições Julio Avelar.
Pairavam dúvidas se o principal torneio de futebol das regiões Norte e Centro-Oeste ocorreria, devido ao calendário apertado antes da Copa do Mundo do Catar, que prevê o término de todas as competições até 20 de novembro. A Copa Verde assegura ao campeão uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil no ano seguinte.
A CBF afirmou que divulgará em breve as datas e os detalhes do formato da disputa regional. O regulamento de competições organizadas pela entidade, estabelece que o edital com a convocação dos clubes e as regras da competição seja divulgado em até 75 dias do início dos confrontos.
Esta é a nona edição da Copa Verde, que promove ações em prol da sustentabilidade durante o torneio. O atual campeão é o Remo, que conquistou o título ano passado pela primeira vez na história do clube. Os dois maiores campeões são Paysandu e Cuiabá, que levantaram a taça por duas vezes cada um. A convocação para a disputa se dá por critérios pré-definidos: campeões estaduais das federações participantes em 2021, times mais bem posicionados no Ranking Nacional de Clubes (RNC) e os com melhor classificação nas federações mais bem colocadas no Ranking Nacional de Federações (RNF).
Impasse
Na manhã dessa quarta-feira (24) a diretoria do Manaus se pronunciou sobre a notícia. O presidente Giovanni Silva se mostrou decepcionado e disse que a decisão é, no mínimo, desleal.
“Não houve a mínima consideração com o momento que nós e muitos clubes, que estão na Copa Verde, vivem. O que vai fazer quem encerrou o calendário e dispensou elenco? E quem vive momento delicado tentando sair de uma zona de rebaixamento? E quem já não tem dinheiro para competir?”
Com o fim da participação na Série C do Campeonato Brasileiro, o Manaus vive uma reformulação interna e já liberou 70% do elenco.
O presidente deixou claro que não irá compactuar da decisão.
“O Manaus Futebol Clube sempre honrou com seus compromissos, na medida que esses mesmos compromissos honraram com ele e os times participantes. Se a Copa Verde se concretizar, ainda em 2022, será a primeira vez na história do clube que não iremos participar de uma competição. Não irei legitimar uma decisão que não foi feita com a presença dos clubes participantes”, sentenciou.
Fonte: Com informações da Agência Brasil e do Manaus FC
Foto: Fernando Torres/CBF