Pesquisa Eleitoral 2022: Lula mantém 45% e Bolsonaro tem 34%, aponta Datafolha

A pesquisa Datafolha divulgada na noite desta sexta-feira (9) apontou que ex-presidente Lula (PT) manteve a liderança da corrida à presidência da República, aparecendo com 45% das intenções de voto. Já o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), seu principal adversário, tem 34%.

Ciro Gomes (PDT) possui 7%, enquanto Simone Tebet (MDB) apareceu com 5%.

O levantamento reforça a percepção que vinha se desenhando em pesquisas anteriores de tendência de redução da distância entre os dois líderes da corrida presidencial.

Se no início do mês a diferença entre Lula e Bolsonaro era de 13 pontos percentuais, a distância agora é de 11 pontos. Segundo o Datafolha, essa é a menor diferença desde maio de 2021.

O levantamento foi feito ao longo de quinta e sexta-feira, 8 e 9 de setembro e é o primeiro realizado após as manifestações de 7 de setembro, usados por Bolsonaro como atos eleitorais.

Na última pesquisa Datafolha, divulgada no dia 1º de setembro, Lula oscilou dois pontos para baixo, ficando com 45% das intenções de voto à presidência da República. Bolsonaro manteve-se com 32%. Ciro estava com 9%. Simone Tebet (MDB) tinha 5% das intenções de voto.

O Datafolha entrevistou 2.676 pessoas em 191 cidades do país, e a margem de erro é de dois pontos percentuais.

 

Pesquisas eleitorais, como saber em quais posso confiar?

Em meio a essa diversidade de levantamentos existentes no Brasil, muitos eleitores não sabem em quais resultados acreditar.

No primeiro dia do ano passou a ser obrigatório (leia a resolução clicando aqui)o registro junto à Justiça Eleitoral de qualquer pesquisa pública relacionada às eleições para presidente e governador. Porém, se uma pesquisa está registrada não necessariamente significa que ela será confiável, isso porque não há nenhum tipo de fiscalização prévia sobre a metodologia desses levantamentos.

Atualmente, a confiabilidade das pesquisas é garantida no Brasil por meio da transparência. São algumas das informações que devem ser cadastradas junto à Justiça Eleitoral, tornando as pesquisas passíveis de contestação, caso qualquer irregularidade seja encontrada posteriormente:

  • Nome do contratante
  • Valor cobrado pela pesquisa
  • Origem dos recursos investidos
  • Metodologia
  • Período de realização
  • Sistema de fiscalização da coleta de dados
  • Tipo de questionário aplicado

 

 

Fonte: Yahoo!

Foto: José Cruz/Agência Brasil

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