Como a prática de exercícios preserva a aptidão física no envelhecimento em nível celular

É consenso entre os especialistas que a prática regular de exercício físico é fundamental para garantir qualidade de vida e longevidade. No entanto, ainda pouco se sabe sobre como esse hábito influencia o funcionamento das células musculares.

Um novo estudo conduzido no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) ajuda a entender, em nível celular, como a atividade física contribui para a manutenção da aptidão física até mesmo durante o envelhecimento.

De acordo com o trabalho, a resposta está na mitocôndria. Esse importante componente celular, responsável por fornecer energia às células, está em constante remodelamento graças a um fenômeno chamado dinâmica mitocondrial. Essa organela pode se dividir em duas ou se unir a outra semelhante por meio de processos denominados fissão e fusão mitocondrial. A partir dessa dinâmica são coordenadas a distribuição e a função das centenas ou milhares de mitocôndrias presentes nas células musculares.

A pesquisa contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e os resultados foram publicados na revista The Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Análise

Fonte: CNN Brasil
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *