Princesa e Parintins largam na frente no Amazonense
Princesa do Solimões e Parintins foram os protagonistas dos três primeiros jogos que abriram o Campeonato Estadual no Amazonas de 2024. Na sexta-feira (19), no Gilbertão (Manacapuru), o Princesa fez 2 a 0 no estreante Unidos do Alvorada, com gols de Yuri Marlei e Hitalo. Já no sábado (20), no estádio Francisco Garcia (Rio Preto da Eva, o Parintins venceu pelo mesmo placar a equipe do Operário, com gols marcados por Daniel Costa e Léo Itaperuna.
No outro duelo, Nacional e São Raimundo fizeram um jogo eletrizante na Colina e ficaram no 2 a 2. O Tufão saiu na frente do placar com um gol de pênalti convertido por Marquinho, após o goleiro Tom, em “jogada infantil”, agredir o lateral Eliyelton e ser expulso.
Mesmo com um jogador a menos, o Leão da Vila virou o placar ainda no primeiro tempo com Rogério e Willian. O Princesa empatou com Lucas Peteca e o placar fez jus ao que as duas equipes fizeram em campo.
A segunda rodada do campeonato para as seis equipes começa na terça-feira (23), com Parintins x Alvorada, às 15h30, no Carlos Zamith. Na quarta (24), teremos no mesmo horário: Nacional x Manauara, na Arena da Amazônia, e Amazonas x Princesa do Solimões, no Carlos Zamith. Parintins x Alvorada também no Zamith, só que às 15h30 da quinta-feira (25), enquanto que o Operário recebe o Rio Negro, às 19h30, no Gilbertão.
Fórmula de disputa
O Campeonato Amazonense é disputado por dez clubes em dois turnos e dois grupos de cinco. No primeiro turno, as equipes enfrentam as outras da outra chave. No segundo turno, elas se enfrentam dentro do mesmo grupo.
Os quatro primeiros avançam para as quartas de final em cada um dos turnos, quando começam as fases do mata-mata, com jogo único. Em caso de empate no tempo regulamentar, avança o time de melhor campanha.
No fim, os três últimos na classificação geral serão rebaixados.
No Grupo A estão Amazonas, Manaus, Nacional, Operário e Unidos do Alvorada. No B, Manauara, Parintins, Princesa dos Solimões, Rio Negro e São Raimundo.
O atual campeão é o Amazonas.
Foto: Chicão Marques/RPE Parintins