Primeira rodada do returno será finalizada neste fim de semana no Amazonense
Após o empate sem gols na última quinta-feira (29/2) entre Amazonas e Nacional, na Arena da Amazônia, a primeira rodada do segundo turno do Campeonato Amazonense será complementada neste fim de semana com três jogos. Neste sábado (2), o Unidos do Alvorada enfrenta o Manaus, às 16h, no estádio Carlos Zamith, em duelo que marca o reencontro de Aderbal Lana com o Gavião do Norte, de onde foi demitido recentemente, e a estreia do técnico Renatinho Potiguar, que assume justamente o lugar de Lana na equipe.
No domingo (3), também às 16h, Manauara e Princesa do Solimões duelam no Zamith, enquanto São Raimundo e Parintins fazem o confronto na Colina.
Diferentemente do primeiro turno, quando os clubes enfrentaram adversários do outro grupo, o returno coloca as equipes frente a frente na mesma chave. Na chave A estão Amazonas, Manaus, Nacional, Operário e Unidos do Alvorada. Na B, Manauara, Parintins, Princesa dos Solimões, Rio Negro e São Raimundo.
Os quatro primeiros colocados de cada grupo se classificam para as quartas de final. Nas quartas, semifinal e final a disputa será no sistema mata-mata e em jogo único. Em caso de empate no tempo regulamentar nas quartas, avança o time de melhor campanha. Se der novo empate na semifinal e na final, o vencedor será conhecido por meio da cobrança de pênaltis.
Caso o Amazonas vença também o segundo turno, o time do técnico Luizinho Vieira será declarado campeão direto. Se houver outro vencedor no returno, a grande final será em jogo único e o outro finalista já terá garantido vaga na Copa do Brasil, Copa Verde e Série D do Campeonato Brasileiro de 2025.
Com o título do primeiro turno, o Amazonas não só conquistou o direito a um calendário recheado no ano que vem, com destaque para a Copa do Brasil e a Série B, como abriu caminho para que os demais clubes acirrem a luta pela outra vaga nas competições nacionais.
E para “esquentar ainda mais o caldo”, vale lembrar que no fim de tudo, os times que terminarem nas três últimas colocações, serão automaticamente rebaixados para a Série B do Campeonato Amazonense.
Fotos: Antônio Assis/FAF e Lucas Araújo/Manaus FC