Incêndio revela falta de estrutura em Óbidos (PA) para atender a esse tipo de sinistro no município
Por: Valdete Araújo
Não bastasse a falta de condições mínimas para receber os visitantes durante eventos como o Carnapuxis e a Festa da Padroeira, um incêndio ocorrido nesta sexta-feira (15), revelou mais uma triste realidade para a população de Óbidos, na região oeste do Pará: a ausência de profissionais do Corpo de Bombeiros e de equipamentos adequados para conter esse tipo de sinistro no município.
As chamas só não destruíram totalmente um estabelecimento comercial localizado na rua Graciliano Negreiros, no início do bairro Cidade Nova, porque os moradores resolveram combater o fogo com baldes, panelas e utilizando um carro-pipa disponibilizado pela prefeitura local na ocasião.
O incidente mudou a rotina das famílias, na área conhecida como “Passagem”, e chamou a atenção dos que transitavam pelo local, tamanho era a necessidade de evitar que o problema se alastrasse.
Além de muita “histeria”, o que se viu foi gente correndo de um lado para outro sem os devidos equipamentos de segurança, na tentativa de acabar com o incêndio e evitar danos maiores.
Apesar do esforço comunitário, em pouco tempo o fogo deixou um rastro de destruição, prejuízo e um alerta às autoridades locais.
Conforme informações do proprietário do estabelecimento, Gerson Veira da Gama, o sinistro começou por volta das 9h30, em decorrência de uma explosão da botija de gás, provocada por uma frigideira que teria incendiado em cima do fogão. Com o depósito destruído e sem uma unidade móvel do Corpo de Bombeiros por perto, ele estima um prejuízo de R$ 800 mil. Situação que poderia ter sido bem maior, caso as labaredas alcançassem outras casas mais próximas.
“Infelizmente, nossa cidade não tem estrutura para sinistros como esse. Imagina se fosse um incêndio de grandes proporções?!”, alertou Gerson Garcia, que agradeceu aos vizinhos e populares pelo empenho em apagar as chamas, mesmo tendo perdido toda a mercadoria no fim da ação.
Fotos e vídeos: Divulgação/Redes Sociais