Visitação guiada ao Congresso Nacional cresce 22% no fim de 2024 e início de 2025
O Programa de Visitação Institucional do Congresso Nacional registrou a presença de 20.679 visitantes durante o período do recesso parlamentar, que foi de 23 de dezembro de 2024 a 31 de janeiro deste ano. O montante representa um aumento de 22% em relação aos 16.949 do período anterior.
A visitação ao Congresso Nacional é gratuita e ocorre de forma integrada entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Mediadores de ambas as Casas se revezam na condução dos grupos. A duração do percurso da visita é de cerca de 50 minutos.
Na visitação, os cidadãos podem conhecer de perto as principais instalações do Poder Legislativo, como os plenários da Câmara dos Deputados e do Senado, os salões Verde e Azul, o Túnel do Tempo do Senado e os salões Nobre das duas Casas. Os visitantes também recebem informações sobre as obras de arte que fazem parte do acervo do Congresso, criadas por artistas como Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti, Di Cavalcanti, Marianne Peretti e Burle Max.
Programa premiado
Em 2018, o Programa de Visitação Institucional do Congresso Nacional recebeu os Prêmios de “Melhor atração de Brasília” e “Escolha dos Especialistas”, concedidos pelo site de turismo Trip Expert. As premiações são um reconhecimento da qualidade do serviço prestado.
Visitação
Durante o ano legislativo, ou seja, fora do recesso parlamentar, a visitação pode ser feita às segundas, sextas, sábados, domingos e feriados, sem necessidade de agendamento. Os grupos saem a cada meia hora, das 9h às 17h, e o acesso é feito pela rampa principal do Congresso Nacional.
Às quintas-feiras, são feitas apenas visitas agendadas. As marcações podem ser feitas na página do programa, até as 17h de quarta-feira. O acesso ocorre pelo Salão Branco, também conhecido como Chapelaria.
Às terças e quartas-feiras, não há visitas guiadas.
Mais informações estão disponíveis na página do Programa de Visitação Institucional.
Fonte: Câmara dos Deputados