Vacina que viria para o Amazonas foi parar no Amapá por erro do MS
O Ministério da Saúde admitiu nesta quarta-feira (24), que errou e trocou a quantidade de doses de vacinas contra a Covid-19 enviadas ao Amazonas e ao Amapá, que deveria receber 2,8 mil doses, sendo 2 mil da Oxford/AstraZeneca e 800 da CoronaVac.
O órgão informou que o carregamento possuía, na verdade, 78 mil unidades da AstraZeneca. Essa era a mesma quantidade prevista para ser entregue ao Estado do Amazonas.
O equívoco ficou de ser consertado, ainda na madrugada desta quinta-feira (25).
“O Ministério da Saúde informa que o Amazonas e o Amapá receberão, ainda esta madrugada, as quantidades de doses corretas reservadas aos estados nesta quinta etapa de distribuição de vacinas. O estado do Amazonas receberá 76 mil doses adicionais que haviam sido entregues ao Amapá, totalizando 78 mil vacinas. O Amapá, por sua vez, ficará com as 2 mil”, declarou em nota.
Números
De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio do Boletim Diário de Covid-19, edição de nº 327, foi diagnosticado nesta quarta-feira 1,6 mil novos casos de Covid-19, totalizando 310.919 casos da doença no estado.
Segundo o boletim, foram confirmados 69 óbitos por Covid-19, sendo 32 ocorridos na terça-feira (23), e 37 óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 10,6 mil o total de mortes.
Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, na terça-feira (23), foram registrados 51 sepultamentos por Covid-19. O boletim acrescenta ainda que 35.263 pessoas com diagnóstico de Covid-19 são acompanhadas pelas secretarias municipais de saúde, o que corresponde a 11,34% dos casos confirmados ativos.