Aterro sanitário precisa ser melhor aproveitado, na avaliação de William Alemão
Em atendimento a um convite feito pela própria Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), o vereador William Alemão (Cidadania) esteve na tarde desta segunda-feira (22) no Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, localizado no quilômetro 19 da rodovia AM-010, para conhecer de perto toda a estrutura do local. O parlamentar foi recebido pelo titular da pasta, Sebastião Reis (Avante), de quem recebeu informações importantes sobre os projetos que a prefeitura pretende implantar na área, com o apoio dos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
O principal deles é pôr em prática a política ambiental que abrange, principalmente, a utilização de novas tecnologias inteligentes na gestão do lixo urbano e a escolha de um novo terreno para abrigar o aterro sanitário da capital amazonense.
Alemão esteve acompanhado de outros 31 vereadores e foi avisado que já há empresas interessadas em fazer a exploração do gás que é produzido na área, para atender a população no quesito energia. O serviço é executado pelo aterro desde 2008, e se refere à captura, coleta e queima limpa desses gases.
O vereador ficou surpreso com que viu e ouviu, mas salientou que o aterro ainda precisa ser melhor aproveitado.
“Aproximadamente dez megas por mês de energia conseguem sair daqui e iluminar quase toda a zona Norte. Então, é assim: temos uma visão hoje de lixeiro mal aproveitado. Está bonito, organizado, mas tem muito potencial. Tudo está pronto, tem que só providenciar a licitação para fazer múltiplas funções”, disse Wiliam Alemão.
De acordo com Sebastião Reis, além do gás, muitas outras coisas deverão ser feitas no local. As conversas com possíveis parceiros já iniciaram.
“Em parceria com a Universidade Federal do Amazonas, nós vamos criar um viveiro de mudas para arborizar a cidade. Vamos criar uma horta para produzir e distribuir alimentos a entidades filantrópicas”, informou.
Somado a todos esses objetivos, a meta é trabalhar forte na coleta seletiva, movida por uma ampla campanha educacional de conscientização, criação de projetos e aprovação das leis relacionadas ao assunto por parte da CMM.
Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do vereador William Alemão
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM