Maués começa a vacinar pessoas a partir de 18 anos contra a Covid-19

O município de Maués (a 257 quilômetros de Manaus) começa a vacinar contra a Covid-19, esta semana, pessoas a partir de 18 anos com comorbidades. Mais uma vez, a “Terra do Guaraná” irá a imunizar uma nova faixa etária, nessa luta desenfreada para conter o avanço da doença no Amazonas.

A vacinação ocorrerá nos dias 13 e 14 de abril, para pessoas entre 30 a 49 anos, e 15 e 16 de abril, para indivíduos entre 18 a 29 anos.

“Infelizmente, essa doença é mais letal às pessoas com doenças pré-existentes, pois possuem um sistema imunológico mais frágil e, por isso, nossa gestão quer imunizar todos”, disse o prefeito de Maués, Júnior Leite.

A vacinação estará disponível nos seguintes locais: Escola Municipal Santina Prado (bairro Maresia), Creche Municipal Euri Leite (bairro Senador), Jardim Fraternidade (bairro Eden), Jandira Mc Comb (bairro Ramalho Jr.), Livro Aberto (bairro Santa Luzia) e no Centro Referência da Assistência Social Tonicão – Cras 3 (bairro Mário Fonseca).

Quem tem direito a se imunizar:

Portadores de diabetes, cardiopatas, pessoas com obesidade mórbida, síndrome de Down e com hipertensão arterial, mas para ter o direito a vacina é necessária a seguinte documentação: documento de identificação original com foto (carteira de identidade ou de trabalho), Cadastro de Pessoa Física (CPF), cartão de vacina, laudo médico original e cópia.

Quem não possui o laudo médico poderá apresentar receita médica original e cópia, em papel timbrado oficial do Sistema Único de Saúde (SUS) ou de estabelecimento de saúde de rede particular.

 

Cuidados no pós-vacinação:

O organismo precisa produzir anticorpos, por isso é proibido a ingestão de bebida alcóolica e drogas.

Grávidas poderão ser vacinadas, desde que sejam do grupo de risco citado. A infecção da doença normalmente ocasiona parto prematuro e taxas de letalidade maior entre mãe e bebê, por isso a importância da imunização.

O prefeito alerta para que a população faça a parte dela, com os cuidados básicos como distância social, o uso de máscaras e álcool gel.

“Esperamos, em breve, estarmos livre desta doença e que possamos voltar ao normal para receber os turistas na nossa bela Maués”, afirmou Leite.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *