Multas chegam a R$ 2,6 milhões em operação realizada na região sul de Roraima
A região sul do estado de Roraima foi alvo da Operação Amazônia Verde II, que tem como objetivo combater o desmatamento ilegal. A ação, promovida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ocorreu de 19 a 30 de abril e foi responsável pela aplicação de multas no valor de R$ 2.653.236,70, relacionadas ao embargo de 511 hectares de área desmatada, além de outras medidas administrativas.
Na ação, foram fiscalizados 20 polígonos prioritários de alertas de desmatamento e atendidas quatro denúncias recebidas pela ouvidoria do Ibama no estado, todas as ocorrências eram em Regiões Críticas de Desmatamento (RCD) na Amazônia.
Os 14 autos de infração foram emitidos com base no artigo 50 do Decreto nº 6514/08, que estabelece como ilícito ambiental “destruir ou danificar florestas ou qualquer tipo de vegetação nativa ou de espécies nativas plantadas, objeto de especial preservação, sem autorização ou licença da autoridade ambiental competente”.
Como consequência das infrações ambientais encontradas, ainda foram apreendidos três caminhões e 25 m³ de madeira serrada.
Operação
Integrante do Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (Pnapa) do Ibama para o ano de 2021, a operação contou com apoio da Companhia Independente de Policiamento Ambiental da Polícia Militar de Roraima (Cipa/PM-RR) e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia do Ministério da Defesa.
Fonte: Ibama