Campeonato Estadual em dose dupla é fórmula para driblar a Covid-19 em 2021

As atividades locais do futebol profissional amazonense começam no dia 10 de fevereiro, com o Campeonato Estadual 2020. É isso mesmo! A competição precisou ser cancelada no ano passado, por conta da pandemia do novo coronavírus, e terá “tiro curto”, com encerramento previsto para 22 de fevereiro; a cinco dias da abertura da versão 2021 do torneio.

Nas duas edições, não haverá rebaixamento. A primeira será formada por oito clubes, divididos em dois grupos: o A terá Manaus FC, Penarol, Amazonas FC e Nacional; e o B vem com Fast, Iranduba, Princesa do Solimões e São Raimundo. Todos se enfrentam em jogos únicos, dentro do próprio grupo e, ao final das três rodadas, os dois melhores colocados passam para as  semifinais. O título será decidido em jogo único, com a necessidade de cobranças dos pênaltis, caso haja empate no tempo regulamentar.

Já o campeonato de 2021 será disputado com dez clubes: Manaus, Fast, Nacional, São Raimundo, Amazonas, Princesa do Solimões, Penarol, Iranduba, Cliper e JC. Estes dois últimos, campeão e vice da Série B do Amazonense em 2020, respectivamente, que foi disputado normalmente no segundo semestre do ano passado.

Todos jogam entre si, na primeira fase, e as oito melhores equipes avançam às quartas de final, com  jogos de ida e volta, e a vantagem do empate no placar agregado, para os times de melhores campanhas no estágio inicial do Estadual.

A primeira rodada será aberta com Manaus x Penarol, e completada com Fast x Cliper, Nacional x São Raimundo, Penarol x Iranduba e Princesa do Solimões x Amazonas.

Confira as informações de quatro das principais equipes que lutarão pelo título. Fonte: Jogo Aberto (TV Band/Amazonas)

 

Suspensão
Antes mesmo das duas competições começarem, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) teve de suspender todas as atividades profissionais e amadoras, programadas para ocorrer do dia 21 a 31 de janeiro, por conta da pandemia. A media atende a uma determinação do decreto 43.303, de 21 de janeiro de 2021, emitido pelo Governo do Amazonas.

Além de manter os testes de Covid-19 atualizados e acompanhamento de um médico, o documento delibera que os  treinos fiquem restritos apenas às equipes profissionais, em preparação para as competições estaduais, regionais ou nacionais, em horários específicos e que deverão seguir novas diretrizes para suas realizações, como por exemplo, serem realizados em locais de uso privado e fechado ao público.
Texto: Isaac Júnior – portal Edição Norte
Foto: Arquivo/Federação Amazonense de Futebol (FAF)

One thought on “Campeonato Estadual em dose dupla é fórmula para driblar a Covid-19 em 2021

  • 27/01/2021 em 3:11 PM
    Permalink

    Excelente matéria dos clubes. Sucesso e aguardando mais novidades.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *