Agentes da Unidade Prisional de Itacoatiara participam de Curso para Condutores de Cães

Dez agentes de ressocialização da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), no município a 170 quilômetros de Manaus,  recebem capacitação para “Condutores de Cães”, no curso promovido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em conjunto com a cogestora Reviver Administração Prisional Privada e o Canil K9 Amazon.

O instrutor, major Paulo Roosewelt Padilha, está preparando o grupo e transmitindo conhecimentos que vão desde a técnicas de escolta, condução de preso, abertura e tranca de celas até o manuseio de cão de faro e cuidados básicos veterinários. O curso terá carga horária de 50 horas e se encerrará na sexta-feira (16).

Padilha informou que os cães são utilizados no ambiente prisional desde 2018, nas funções de guarda, proteção e faro de entorpecentes. E citou quais as raças mais adequadas para esse trabalho.

“Os cães das raças Pastor Alemão, Pastor Belga Malinois, Doberman, Labrador e Rottweiler possuem olfato delicado e apurado, e essa é uma das principais características que podem ser utilizadas no ambiente carcerário. Eles conseguem discernir facilmente odores específicos ao seu redor, mesmo existindo variedade de cheiros no ambiente”.

O diretor da UPI, Antônio Cordeiro, vê na adição dos cães policiais uma contribuição de grande relevância para a segurança da unidade. “Com a chegada dos cães e o treinamento dos condutores, nós vamos ter rondas com mais segurança e melhorar todo o nosso operacional. Inclusive, nos trabalhos externos como a roçagem do ramal, essa segurança extra vai fazer enorme diferença”, diz Cordeiro.

Canil

Um canil com seis baias está em fase de conclusão na cadeia de Itacoatiara. Todo o trabalho, desde sua fundação, tem sido realizado pela mão de obra carcerária de reeducandos do programa de ressocialização da Seap, “Trabalhando a Liberdade”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *