Amazonas prorroga decreto e cancela ponto facultativo do Carnaval

O decreto que restringe a presença de pessoas nas ruas foi prorrogado até o dia 7 de fevereiro e o Amazonas terá novos decretos a partir da próxima segunda-feira (1º). O  principal deles é a suspensão do ponto facultativo no período do Carnaval. A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira (29) e anunciada pelo governador Wilson Lima no início da tarde, como forma de conter o avanço de casos da nova onda do novo coronavírus, em Manaus e no interior.

Além do cancelamento do “feriado”, para evitar novas aglomerações, a medida também visa evitar que as pessoas deixem  Manaus ou outro município do estado, durante a tradicional época festiva.

“Essa é uma medida simbólica para evitar aglomerações, e para evitar que as pessoas viagem ou tomem algum outro tipo de iniciativa nesse sentido”, justificou o governador.

Wilson Lima também anunciou outro decreto, que passa a valer no início do próximo mês, e determina que o retorno das aulas seja feito de forma remota.

“Aula, só pela internet e também pelo programa Aula em Casa, por meio dos multicanais da TV Encontro das Águas. Outros detalhes de como irão continuar, serão dados na segunda-feira”, informou Wilson Lima.

O atual decreto, que restringe a circulação de pessoas em todos os municípios do Amazonas, das 19h às 6h, foi prorrogado e passa a valer de 1º a 7 de fevereiro. Nesse caso foram feitos ajustes no funcionamento de fábricas de itens para embalagens de alimentos, bebidas, limpeza, higiene pessoal e remédios, além de sacolas para supermercados.

As feiras passam a ficar abertas de 4h às 15h e serviços de delivery passam a ser feitos para material elétrico, hidráulicos e penumáticos, das 8h às 17h; para peças de veículos pesados como ônibus, caminhão e ambulância, das 8h às 17h.

“A restrição continua por 24 horas. Só saia de casa se for extremamente necessário. Se não houver essa necessidade, se preserve, preserve os seus, proteja quem está ao seu lado”, orientou o governador.

 

Texto: Isaac Júnior

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *