Amazonas terá um time do interior na Copa do Brasil depois de quatro anos
A vitória por 1 a 0 sobre o São Raimundo, neste sábado (27), no estádio da Colina, não somente classificou o Penarol de Itacoatiara (a 170 quilômetros de Manaus) para a final do Campeonato Estadual 2020, como também representa o retorno de um time do interior do Amazonas à Copa do Brasil depois de quatro anos. O último a disputar o torneio foi o Princesa do Solimões, que não jogou o Estadual por precaução, para preservar o elenco das ações do novo coronavírus.
O Princesa jogou em 2017 ao lado do Fast. No ano seguinte, os representantes do estado foram Nacional e Manaus, e em 2019 e 2020, Manaus e Fast.
As duas únicas participações do Penarol foram em 2011, ao ser eliminado pelo Paysandu na primeira fase, e em 2012, quando conquistou a inédita classificação, ao eliminar o Santa Cruz em pleno estádio do Arruda, no Recife.
Final definida
Penarol e Manaus irão decidir o Campeonato Estadual 2020, nesta segunda-feira (29), na Arena da Amazônia. O Manaus superou o Fast por 2 a 0 e, a exemplo do Penarol, também se garantiu na Copa do Brasil e na Copa Verde de 2021.
No jogo da Colina, o gol foi marcado por Lucas, aos 20 minutos do segundo tempo.
Mesmo com a derrota, o São Raimundo ainda vai lutar contra o Fast pelo terceiro lugar e, consequentemente, a última vaga na Série D de 2021. A outra já é da equipe de Itacoatiara.
Já o Manaus, que está garantido na Série C, despachou o Fast com gols nos acréscimos de VRafael Ibiapino e Diego Rosa.
Foto: João Normando/FAF