Ativistas atiram bolo em estátua de cera do rei Charles III no museu Madame Tussauds

Uma dupla de ativistas do grupo Just Stop Oil (“Apenas pare o petróleo”, em tradução livre) jogaram um bolo de chocolate no rosto da estátua de cera do Rei Charles III nesta segunda-feira (24).

A estátua do rei, em exposição no famoso museu Madame Tussauds, fica na mesma plataforma das estátuas do príncipe William, da princesa Catherine e da rainha Camilla.

Eilidh McFadden e Tom Johnson, de 20 e 29 anos, chamam a atenção para que o governo britânico suspenda todas as novas licenças para a produção de petróleo e gás – responsáveis em grande parte pelas crises climáticas no mundo.

 

Os ataques se intensificam na medida em que a COP 27, que acontecerá no Egito em 6 de novembro, se aproxima.

Antes do ataque à figura do rei no museu, o grupo atacou pinturas canônicas como um dos quadros de Vincent van Gogh,  “Girassóis” – exposto na Neue Pinakothek, em Munique –, encharcado com sopa pelos ativistas em 14 de outubro.

Em julho, dois membros do grupo colaram suas mãos na moldura da obra bicentenária “A Carroça de Feno”, de John Constable, quadro exposto da National Gallery de Londres. A dupla colou uma imagem de um campo destruído por cima da pintura original para representar como a continuidade da produção de combustíveis fósseis prejudica o campo.

Em março, um homem vestindo a camiseta do movimento Just Stop Oil invadiu o jogo entre Everton e Newcastle pelo Campeonato Inglês e amarrou seu pescoço em uma das traves do estádio. Um alicate foi usado para cortar o fio que o prendia e o ativista foi retirado à força pelos seguranças.

Ativista prende seu pescoço na trave de futebol durante jogo entre Everton e Newcastle, em março de 2022.
Reprodução

 

 

 

 

Fonte: CNN Brasil

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *