Bicho-preguiça e macaco ameaçados de extinção são levados de Roraima para Goiás
O programa Avião Solidário, realizou o transporte gratuito de quatro animais silvestres em ação coordenada em parceria com o instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Instituto Onça-Pintada, de Goiás, e Parque das Aves, de Foz do Iguaçu. Com o transporte, foram preservados rolinha-roxa, macaco-aranha e bicho-preguiça, todos ameaçados de extinção.
O programa Avião Solidário coloca, há mais de 10 anos, à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a malha da Latam para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais.
Foram transportados um casal de aves da espécie rolinha-roxa (Columbina Talpacoti), que estavam no Centro de Triagem de Animais Silvestres em Florianópolis, Santa Catarina, e foram transportados para o Parque das Aves para o fortalecimento das ações de conservação dessa espécie. As aves serão aproximadas com outros animais que hoje vivem no Parque das Aves para formação de casais visando a reprodução.
Também foi transportada por avião uma preguiça, Bradypus tridactylus, e um macaco-aranha, Ateles belzebuth. As espécies saíram de Boa Vista e foram para o Instituto Onça-Pintada, que é reconhecido pelo IBAMA (https://jaguar.org.br/), localizado na região rural de Mineiros, no interior de Goiás.
Tanto o bicho-preguiça quanto o macaco foram retirados dos seus pais muito jovens e não aprenderam a se defender e buscar alimentos no meio silvestre, tornando-se assim vulneráveis à predação. Por isso foram levados ao parque e agora estarão preservados e protegidos da extinção.
Fonte: Folha de Boa Vista