‘Bloco Caboclo de Sangue’ é neste sábado e incentiva a doação em Manaus
Neste sábado (18) durante o período da manhã (8h às 12h), ocorre o tradicional evento carnavalesco solidário “Bloco do Caboclo Bom de Sangue. O evento será realizado na sede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) e visa sensibilizar as pessoas a doar sangue e reabastecer o estoque do produto, que chega a ficar em estágio crítico nesse período.
A ideia do bloco Caboclo Bom de Sangue faz referência ao povo amazonense que é conhecido tipicamente pelo bom acolhimento e sua grande generosidade.
Atualmente está em alerta o tipo sanguinio AB+ e em estado crítico os tipos AB-, B- e O+ e O-. Estoques de A- e B+ seguem normal e o estoque de A+ está cheio. Ter esse controle do estoque sanguíneo garante que as cirurgias do Estado do Amazonas possam acontecer normalmente. Sem o sangue em estoque, impacta diretamente no cancelamento destas cirurgias.
Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar a partir de 50 quilos, além de estar em boas condições de saúde.
Uma pergunta recente é se a pessoa que pegou Covid-19 pode doar sangue? A resposta é sim, pode! Ela só precisa aguardar dez dias para estar completamente recuperado da doença, e aí sim realizar a doação de sangue. O mesmo vale para quem testou positivo para o novo coronavírus, mas está sem sintomas.
As pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19 com a CoronaVac devem esperar 2 dias e as com AstraZeneca/Oxford, 7 dias para doar sangue, de acordo com informe técnico do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde.
O Hemoam funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, nº 4397, no bairro Chapada.
*com informações do portal No Amazonas é Assim
Foto: Divulgação