Boa Vista vai usar drones para combater o mosquito da dengue
A Prefeitura de Boa Vista publicou edital de aquisição de drone multirotor de 04 motores para pulverizar, com treinamento para uso inclusos, para auxiliar no combate no combate ao mosquito transmissor de doenças graves como dengue, zyka e Chikungunya, no no Município de Boa Vista.
Os drones são uma nova estratégia para evitar o aumento da doença na cidade. O drone é usando para vistoriar áreas de difícil acesso, como terrenos baldios cercados por muros, edificações altas e empresas com grande extensão.
Com o uso do drone quando o agente identificar uma área de difícil acesso ele pode agendar a inspeção com o uso dessa tecnologia. O drone faz a captura das imagens e em caso de identificação de situação risco – criadouros do mosquito – o proprietário é notificado para regularizar a situação.
Números de Boa Vista
Em setembro, o município de Boa Vista foi classificado com médio risco para transmissão da dengue, zika e chikungunya, com índice de 3,9%. Os dados são do 4º Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa).
A prefeitura continua reforçando as ações de combate ao Aedes no município com visitas domiciliares diárias para orientar a população na eliminação de criadouros; bloqueio vetorial para todos os casos notificados; controle vetorial em pontos estratégicos em oficinas e ferros velhos; intensificação de visitas aos sábados nos bairros classificados com alto índice de infestação em parceria com agentes comunitários de saúde (ACS).
Dez passos para afastar o Aedes aegypti
Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
Não jogue lixo em terrenos baldios.
Se guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje.
Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
Se guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes usados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.
Fonte: Folha de Boa Vista