Caminhoneiros terão tratamento mais humanizado com criação do Truck Park
Idealizado para ser uma atividade de apoio ao transporte rodoviário de carga, com atendimentos aos caminhoneiros por meio da prestação de diversos serviços, o Truck Park – BR-319 é uma das novidades do plano estratégico de urbanização de Manaus e deve ser implantado em breve na capital amazonense. Inicialmente, o projeto envolve uma área de 90 mil metros quadrados, próxima à saída das balsas (no porto do Ceasa).
A ideia é dotar o espaço com uma estrutura de serviços voltada para quem acessa o trecho da rodovia, com posto de combustível, estacionamento, restaurantes, borracharias, apoio logístico, praça, arborização, paisagismo, autopeças, supermercado, entre outras operações.
Representantes da Prefeitura de Manaus e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), além de membros do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), estiveram reunidos nessa sexta-feira (4/02) para discutir e alinhar todo o planejamento acerca do projeto.
Arquitetos do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) já fizeram visitas in loco e voos de drone no local para abrigar o Truck Park.
“Há uma alta demanda por este tipo de projeto de valor arquitetônico, social e econômico, regenerando o espaço urbano existente ali na rodovia que dá acesso à BR-319 e ao porto da Ceasa. A reunião foi de retomada das tratativas entre prefeitura e Suframa. Na próxima semana, vamos apresentar mais detalhes do projeto desenvolvido pelo Implurb, o conceito urbanístico, ampliando a discussão de forma presencial”, disse o diretor-presidente da autarquia, engenheiro Carlos Valente.
Outros atores das esferas estaduais e federais deverão se somar ao planejamento para consolidar propostas equilibradas e eficientes para oferecer a Manaus uma nova rota de entretenimento, oferta de serviços, com segurança, cultura e revitalizada.
Vocação
A vocação econômica industrial e tecnológica daquela área da cidade, faz do local, um polo eminentemente produtor de riqueza e o objetivo de um novo distrito, de acordo com o planejamento, é pensar na humanização para mais de 100 mil trabalhadores que circulam pelo bairro diariamente, entre efetivos, temporários e mão de obra terceirizada.
Em infraestrutura urbanística, um dos pontos é recuperar o calçadão da Suframa, com áreas verdes, de convivência, paisagismo, playground e mobiliários e ampliar os serviços oferecidos para quem chega ou parte pela BR-319.