Campanha reforça rede de proteção a idosos

Neste Dia Mundial de Prevenção e Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou nesta terça-feira (15) uma carreata da avenida André Araújo, zona Centro-sul, até a Bola do Produtor, zona Leste de Manaus, para chamar a atenção da população para a causa dos idosos. A ação contou com representantes de toda a rede de proteção do Estado.

Na Bola do Produtor, foram distribuídos folders, adesivos e álcool em gel à população. Nos informativos da campanha Junho Violeta, o público teve acesso a todos os canais de denúncia e pôde conhecer a rede de proteção do Estado e da sociedade civil.

“Infelizmente, nesse período de pandemia, os idosos estão junto aos seus algozes em casa, impossibilitados de denunciar, dependendo da ajuda de terceiros para procurar políticas públicas para defendê-los. Esse é um dia para relembrar que os adultos de hoje serão os idosos de amanhã. Precisamos urgentemente cuidar das políticas destinadas a eles”, disse a titular da Sejusc,Mirtes Salles.

À frente da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa, estrutura vinculada à Sejusc, a secretária Franciane Alves informou que no Amazonas há cerca de 390 mil idosos, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), e desse número há muitos que sofrem algum tipo de violência, como física, psicológica, financeira, entre outras.

Uma das pessoas que tiveram a oportunidade de conhecer a rede de proteção foi o motorista Joaquim Lopes, 56, que afirmou ser importante que o poder público continue apresentando os canais à população, como o Disque Denúncia 181 e o Disque Direitos Humanos 100. “É preciso proteger os idosos. Um dia, quem sabe, também chegaremos lá”, disse.

Mais atividades

Ainda nesta terça-feira (15), às 18h30, o Teatro Amazonas será iluminado na cor violeta em alusão à data. A ação contará com representantes da rede de proteção.

A programação do Junho Violeta da Sejusc iniciou no dia 2 de junho e segue até o dia 28 deste mês. Na última segunda-feira (14/06), servidores da secretaria participaram da operação Levítico, que teve como objetivo cumprir mandados de prisão e realizar diligências domiciliares.

Além disso, no mesmo dia, a Sejusc realizou distribuição de informativos no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), e afixou cartazes em mais de 350 ônibus, da Global e Açaí Transportes, para orientar à população idosa sobre o direito à gratuidade.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *