Campeonato Estadual em dose dupla é fórmula para driblar a Covid-19 em 2021
As atividades locais do futebol profissional amazonense começam no dia 10 de fevereiro, com o Campeonato Estadual 2020. É isso mesmo! A competição precisou ser cancelada no ano passado, por conta da pandemia do novo coronavírus, e terá “tiro curto”, com encerramento previsto para 22 de fevereiro; a cinco dias da abertura da versão 2021 do torneio.
Nas duas edições, não haverá rebaixamento. A primeira será formada por oito clubes, divididos em dois grupos: o A terá Manaus FC, Penarol, Amazonas FC e Nacional; e o B vem com Fast, Iranduba, Princesa do Solimões e São Raimundo. Todos se enfrentam em jogos únicos, dentro do próprio grupo e, ao final das três rodadas, os dois melhores colocados passam para as semifinais. O título será decidido em jogo único, com a necessidade de cobranças dos pênaltis, caso haja empate no tempo regulamentar.
Já o campeonato de 2021 será disputado com dez clubes: Manaus, Fast, Nacional, São Raimundo, Amazonas, Princesa do Solimões, Penarol, Iranduba, Cliper e JC. Estes dois últimos, campeão e vice da Série B do Amazonense em 2020, respectivamente, que foi disputado normalmente no segundo semestre do ano passado.
Todos jogam entre si, na primeira fase, e as oito melhores equipes avançam às quartas de final, com jogos de ida e volta, e a vantagem do empate no placar agregado, para os times de melhores campanhas no estágio inicial do Estadual.
Suspensão
Antes mesmo das duas competições começarem, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) teve de suspender todas as atividades profissionais e amadoras, programadas para ocorrer do dia 21 a 31 de janeiro, por conta da pandemia. A media atende a uma determinação do decreto 43.303, de 21 de janeiro de 2021, emitido pelo Governo do Amazonas.
Excelente matéria dos clubes. Sucesso e aguardando mais novidades.