Cartilha será lançada na tríplice fronteira
Produzida em outubro de 2020 e publicada oficialmente no início de 2022 em Manaus, a cartilha Latifúndio na Amazônia – Das Capitanias Hereditárias às Unidades de Conservação, será lançada também na fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru, na sexta-feira (22). O evento está programado para as 8h (horário local), no auditório do Hospital de Guarnição de Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus).
A cartilha – de autoria do historiador amazonense Fabiano José Affonso, de 65 anos – está à disposição do público por meio das mídias sociais (https://drive.google.com/file/d/1C6jZJPXlK0oczhsHITbyP_Z667a8rxJx/view?usp=sharing). O material aborda, de forma bem didática, fatos que marcaram e ainda marcam a história da Amazônia, como o Tratado de Tordesilhas em 1994, a viagem de Pedro Alvares Cabral e as Capitanias Hereditárias, entre outros assuntos.
O conteúdo também dá ênfase aos anos 1940, época em que o Brasil “ainda não conhecia a Região Norte”, como enfatiza o autor. Onde, segundo ele, as decisões eram tomadas com prioridade para o Litoral, apesar de toda a mudança que houve na Região Amazônica, com o período áureo da borracha e, posteriormente, a criação da Zona Franca de Manaus.
Alerta
Engenheiro agrônomo e especialista em Política Estratégica, Fabiano Affonso tenta fazer um alerta sobre a importância da Região Amazônica para o futuro do planeta, numa abordagem que abrange os 520 anos de Brasil.
Mais sobre o autor
Fabiano é filho do imigrante português Benjamin e da amazonense Estelita Affonso. O pai foi fundador da comunidade de Porto Affonso, no Alto Solimões, que deu origem ao município de Jutaí, em 1958.
Além de segundo tenente R2 Infante, com atuação em 1976, no 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS), o autor é pós-graduado em Comunicação e Metodologia da Extensão Rural, especialista em Projetos de Reforma Agrária e especialista em Política e Estratégia – 15ª Cepe – Adesg/AM, além de professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).