‘Chegada da Kamélia’ é cancelada de novo por conta da pandemia
O Olímpico Clube publicou uma nota, na manhã desta quinta-feira (23), para anunciar o cancelamento da tradicional “Chegada da Kamélia” para o Carnaval 2022. A diretoria da entidade informou que a decisão foi tomada de forma unânime pelo próprio conselho diretor, com base nas últimas orientações das autoridades sanitárias, em relação à pandemia do novo coronavírus.
Com o cancelamento, este será o segundo ano consecutivo que a festa não será realizada, após pouco mais de 80 anos de história da Kamélia.
Conta a tradição que, em 1938, um senhor por nome Cândido Jeremias Camaru comprou uma boneca negra, vestida de baiana, em uma conhecida loja de departamento na esquina das avenidas 7 de Setembro e Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus. Desde lá, ela foi integrada à folia carnavalesca e se transformou num ícone do carnaval manauara, até se tornar patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas, por meio da lei 304/2015.
Confira a nota, na íntegra:
Em respeito à vida, à saúde, considerando a situação atual das clínicas e hospitais de Manaus, e, principalmente, em cumprimento às orientações das autoridades de saúde pública que lutam incessantemente para conter os casos de Covid-19 e H3N2, o Conselho Diretor do Olímpico Clube, DECIDIU por unanimidade, CANCELAR, por mais um ano, a tradicional “CHEGADA DA BONECA KAMÉLIA”, evento que abre oficialmente o CARNAVAL DE MANAUS há mais de oitenta anos, e que deveria ser realizado no próximo dia 8 do mês de janeiro de 2022.
Vamos manter nosso compromisso com o CARNAVAL MANAUARA, mas o momento requer muita resignação, prudência, amor à vida e ao próximo.
Manaus, 23 de dezembro de 2022.
Almerio Botelho Junior
Presidente
Fotos: Divulgação