Chuva deixa famílias ilhadas na cidade de Rio Branco-AC

A capital do Acre, Rio Branco, sofreu com a forte chuva da madrugada de sexta-feira (5). O volume de água foi de 71 milímetros e representa  o terceiro maior este ano, na localidade, de acordo com a Defesa Civil da cidade.

Além do entupimento de bueiros em vários bairros, houve transbordo de igarapés que deixaram milhares de famílias “ilhadas”. A situação ainda é preocupante em diversas localidades de Rio Branco, de acordo com informações da mídia local. Mesmo com o volume menor, registrado nas últimas 24 horas, com 36,7 milímetros, o sábado já começou com chuva, novamente.

Um dos pontos bastante movimentados da capital acriana a sofrer com a alagação foi o Igarapé São Francisco (foto), mais precisamente na ponte que divide os bairros da Vila Ivonete e Raimundo Melo. Vídeos feitos por moradores da região mostram a força da água que chegou a ficar acima da ponte. No local se concentram muitos comércios e é caminho para os moradores da parte alta da cidade, como os bairros Xavier Maia, Adalberto Sena e Tancredo Neves, entre outros.

De acordo com a Defesa Civil, pelo menos 12 bairros sofrem consequências após as fortes chuvas. O maior número de pedidos de ajuda vieram bairros da Paz, Geraldo Fleming, Sapolândia, Hélio Melo e Conquista.

A Defesa Civil removeu 35 famílias desses bairros. Dessas, 6 famílias estão abrigadas em uma escola e mais 1 famílias foram levadas para uma escola na Conquista. As demais foram levadas para casas de parentes.

“Temos inúmeros famílias que foram atingidas. Muitas saíram de suas casas por conta própria. Neste sábado, vamos passar o dia inteiro trabalhando para remover mais famílias e ao longo do dia vamos atualizar esses números,que no momento ainda são imprecisos”, afirma o Major Falcão, coordenador da Defesa Civil em Rio Branco.

 

Foto: Reprodução/G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *