Cidade na Califórnia está ‘afundando’; entenda

A cidade agrícola de Corcoran, na Califórnia, Estados Unidos, está afundando, em um processo conhecido como “Corcoran Bowl”. O declive se estende por 96 quilômetros e se parece com uma tigela, já que o meio é mais fundo que as bordas.

Corcoran já afundou 3,5 metros nos últimos 14 anos, de acordo com a Nasa, nas regiões mais afetadas. A agência prevê que durante os próximos vinte anos as áreas afundem entre 1,85 e 3,35 metros.

O fenômeno foi causado pelo uso intenso da água pela indústria agrícola da área, já que as fazendas muitas vezes retiram água de reservatórios subterrâneos. Estes reservatórios estão exatamente abaixo da cidade de 20 mil habitantes. Os poços chegam a ter 762 metros de profundidade. A Nasa estima que o processo de retirada de água destes reservatórios começou na década de 1920. A constante retirada de água está levando o solo a desmoronar e compactar.

Quando há secas prolongadas, os fazendeiros dependem ainda mais do recurso subterrâneo. Um exemplo é o período entre 2012 e 2016, quando a região registraram altas taxas de afundamento.

Segundo Jay Famiglietti, um ex-membro do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, e hoje diretor do Instituto Global de Segurança da Água da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, não há como reverter a situação.

“Esse formato de tigela que foi criado a partir do bombeamento é grande e pode ser por isso que as pessoas não percebam o problema. Mas uma análise cuidadosa descobriria que há muita infraestrutura potencialmente em risco”, explicou em entrevista ao jornal New York Times.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Yahoo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *