Ciência e tecnologia: Amazonense é destaque em premiação nacional

Indicado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o cientista amazonense Eduardo James Pereira Souto foi o vencedor do “Prêmio Confap de Ciência Tecnologia & Inovação Professor Francisco Romeu Landi”, na categoria Pesquisador Inovador – Inovação para o Setor empresarial, realizado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A cerimônia de premiação ocorreu nesta quinta-feira (9/12), durante o Fórum Nacional Confap “Inovação a Serviço da Sociedade”, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O troféu e o certificado de reconhecimento foram entregues à diretora-presidente da Fapeam e vice-presidente do Confap, Márcia Perales.

Além do Amazonas, concorreram na mesma categoria cientistas do Espírito Santo e Minas Gerais.  A modalidade é voltada para inovação com pedido de patente, de registro de modelo de utilidade, de registro de software ou de indicação geográfica, no Brasil ou no exterior, relativos ao produto ou processo inovador, e/ou tenham promovido transferência de tecnologia ou a criação de novas empresas/startups.

Assista à premiação na íntegra em: www.youtube.com/confapbrasil.

Prêmio

O Prêmio é uma iniciativa do Confap, com patrocínio exclusivo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), outorgado a pesquisadores que tenham se destacado em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados produziram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira.

Sobre o Fórum

O evento reúne presidentes e representantes das 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), além de representantes de entidades acadêmicas e científicas, ministérios e agências federais e internacionais de fomento à CT&I.

O encontro segue até esta sexta-feira (10) com discurso sobre a avaliação das possibilidades de parcerias entre as FAPs, operacionalização e utilização do InCites, promoção de editais em conjunto sobre a Amazônia Legal, biodiversidade e economia de baixo carbono.

 

(*) Com informações da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *