Clubes querem Série C com pontos corridos em 2022

Com 11 votos favoráveis e nove contrários, os clubes da Série C do Campeonato Brasileiro decidiram pela mudança no regulamento da competição para a temporada 2022, em reunião online, realizada na tarde desta quinta-feira (6/01). A proposta – que já foi encaminhada para análise da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – é que todas as equipes se enfrentem na primeira fase, no formato de pontos corridos, em turno único. Os oito primeiros colocados se classificariam para a segunda fase, quando seriam formados dois quadrangulares. Os dois melhores posicionados de cada grupo subiriam à Série B e os líderes das chaves fariam a grande final.

Atualmente, a terceira divisão nacional é disputada em três fases. Na primeira, os participantes são divididos em dois grupos de dez e se enfrentam entre si, em turno e returno. Passadas as 18 rodadas, os quatro melhores de cada grupo se classificam para os dois quadrangulares. Os dois melhores de cada garantem o acesso para a Série B, e os líderes disputam a grande final.

Mais recursos

O Manaus FC foi um dos que votaram a favor da mudança. O principal objetivo é obter mais recursos financeiros, oriundos das cotas de TV e patrocínios, além de aportes disponibilizados pela CBF.

O presidente do clube, Giovanni Silva, comentou a decisão.

“No meu entendimento, é muito difícil você buscar recursos em grupos divididos. A partir do momento em que tivemos essa primeira vitória, de unificação, iremos levar a proposta para apreciação da CBF, e esperamos que tenham sensibilidade em entender nosso pleito”, justificou.

Ano complicado

A proposta de mudança no regulamento apresentada pela Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANCF), dificilmente será levada adiante. A CBF reservou para a Série C deste ano apenas 26 datas, enquanto uma competição, nos formatos propostos pela associação teriam 38.

Uma expansão de datas, para o ano de 2022, não seria possível devido à Copa do Mundo do Catar. Por conta do mundial, todas as competições da CBF devem terminar até o início de novembro. A Série C, inclusive, está prevista para terminar em 1º de outubro.

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Ismael Monteiro/Manaus FC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *