Comando da Frente Parlamentar Cristã da CMM será escolhido quarta-feira
Os vereadores que fazem parte da Frente Parlamentar em Defesa da Família e dos Valores Cristãos, da Câmara Municipal de Manaus (Fepacri/CMM), reuniram-se pela primeira vez nesta segunda-feira (5), para definir o funcionamento da mesma e marcar a data para eleição do presidente e vice-presidente. A frente reúne parlamentares católicos e evangélicos.
De acordo com o vereador Wallace Oliveira (Pros), que presidiu a comissão na última legislatura, o processo de escolha do presidente e do vice-presidente será feito durante reunião, nesta quarta-feira (7), na sala de comissões da Casa Legislativa, às 8h. Poderão votar e ser votados, os 18 vereadores-membros da frente.
“Deixamos bem estabelecido que não é apenas uma Frente Parlamentar evangélica, mas sim por todos aqueles que desejam professar sua fé. A Fepacri está sendo renovada, ela já existia e tem o prazo de vigência ao fim da legislatura competente, então ela findou suas atividades no final de 2020. Agora com a 18° Legislatura, nós estamos revalidando a Frente Parlamentar em Defesa da Família e dos Valores Cristãos, e providenciando novamente a sua funcionabilidade”, ressaltou Wallace Oliveira.
Wallace Oliveira destacou que entre as principais pautas que serão discutidas pelos parlamentares está a volta da obrigatoriedade do ensino sobre diversidade sexual, nas escolas municipais. Segundo ele, o objetivo da criação da Fepacri, além de reunir com as escolas municipais, pretende ouvir os familiares e a comunidade em geral.
“Nós temos que avaliar que as escolas municipais tem faixa etárias, entre 5 a 9 anos. Então, pensamos que ainda não é uma matéria para esse público. O nosso trabalho é envolver o maior número de pessoas, buscado uma discussão ampla com a sociedade e o posicionamento dos pais em relação ao assunto debatido. Esse tripé tem que ser muito bem ajustado, escola comunidade e família”, reforçou.
O vereador Eduardo Alfaia (PMN), ressalta que uma das principais finalidades da frente é a defesa dos valores morais e éticos da família, além de cuidar dos interesses das denominações cristãs e de suas lideranças em todo o município.
“Ela é uma frente cristã, que vem acima de tudo para defender os valores cristão e a defesa da família, pautada por aquilo que nós e grande parte da sociedade acredita e também combater todos os males que tentem alcançar as nossas crianças”, reforça.
O parlamentar, ainda reforçou que a frente pretende abrir caminhos para a realização de debates, juntamente com a sociedade organizada, por meio de seminários, painéis, ou outros eventos, que certamente, irão identificar e contribuir nos objetivos propostos a atingir a paz, a defesa das famílias e dos valores cristãos ou evangélicos.
Segundo Alfaia, as reuniões da Fepacri serão públicas e ocorrerão periodicamente em datas e locais estabelecidos pelos membros da comissão, podendo contar com a participação de entidades representativas da sociedade civil e qualquer pessoa interessada no assunto que estiver sendo tratado nas reuniões.
Participaram desta primeira reunião da Fepacri, além de Wallace Oliveira e Eduardo Alfaia, os vereadores Elan Alencar (Pros), Ivo Neto (Patriota), Jander Lobato (PTB), Jaildo Oliveira (PCdoB), Professor Samuel (PL), João Carlos (REP) e Raiff Matos (DC).
Texto e foto: Dircom/CMM