Comunidade denuncia abandono de escola na zona Leste de Manaus
Inaugurada há 28 anos, a Escola Municipal Edinir Telles Guimarães, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, está em completo abandono, de acordo com denúncia de professores, alunos e moradores da área, que cobram por uma reforma emergencial no prédio.
A exemplo de outras instituições de ensino, a escola parou as atividades presenciais ainda em 2020, devido à pandemia de Covid 19. De lá para cá, o prédio tem se deteriorado cada vez mais, sem que o poder público tome alguma providência, conforme contam os denunciantes.
“Através deste, desejamos expressar intensa indignação em nome do coletivo envolvido: comunidade em geral e equipe escolar, que clamam por soluções concretas a respeito deste problema”, diz um trecho do texto divulgado pelos comunitários.
No documento, eles dizem estar cientes das incontáveis demandas existentes na cidade, mas ressaltam “não ser compreensível tamanha insensibilidade acerca do problema”.
“Ainda que o ensino remoto exista, é insuficiente num contexto onde o poder da tecnologia não abrange a grande massa. Queremos ser ouvidos, desejamos o respeito quanto à história da escola que tanto já contribuiu para integração social, cumprindo sempre o dever educacional estabelecido”, segue o texto.
“Nosso trabalho foi bruscamente interrompido pela pandemia e, na mesma sequência, pela falta de infraestrutura. Mais de 24 meses no abandono é humilhante”, diz outro trecho onde são elencados diversos danos ao patrimônio público. “Existem raízes que entopem os vasos sanitários. Salas com teto desabando, piso rachando e outras alagadas”, finaliza.
Resposta
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que realiza um levantamento de serviços e orçamento necessário para reformar a referida escol, o mais breve possível. Ainda segundo o órgão, durante este período, os alunos desta unidade permanecerão em aulas remotas pela TV aberta, nos canais 20.3 e 20.4, pelo Youtube no canal do Centro de Mídias e Tecnologias Educacionais (Cemteds) da Semed. Todos serão acompanhados, recebendo as orientações dos professores por meio de aplicativo de mensagens.