Confira quais são os 10 filmes mais premiados da história do Oscar

Em mais de 90 edições da maior premiação da indústria cinematográfica, alguns filmes se destacaram como recordistas de indicações e estatuetas do Oscar. Além de terem a honra do maior reconhecimento do cinema, essas produções conseguiram ser exaltadas em pelos menos oito categorias cada uma após trabalhos impecáveis nas telonas.

Com menos de um mês para a realização do Oscar 2022, marcado para o próximo dia 27 de março, vamos esquentar o clima para conhecer os vencedores deste ano e relembrar os filmes mais premiados da história da premiação. Confira os maiores vencedores do Oscar:

1. TITANIC (1997)

A trama inspirada no naufrágio real da embarcação RMS Titanic, ocorrido em 1912, garantiu 14 indicações ao Oscar e levou 11 estatuetas como recordista da premiação. “Titanic” venceu os prêmios de: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Trilha-sonora, Melhor Edição, Melhor Efeitos Sonoros, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Música Original e Melhor Som.

Imagem de
Imagem de “Titanic”. Foto: Divulgação/Paramount Pictures

2. BEN-HUR (1959)

Dirigido por William Wyler, o filme conta a história de um mercador judeu com o nome do título da produção e é condenado a viver como escravo por um velho amigo. Com 12 indicações ao Oscar, o longa é outro recordista com 11 estatuetas ao vencer os prêmios de: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Mixagem Som, Melhor Edição, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Trilha-sonora, Melhor Ator (Charlton Heston) e Melhor Ator Coadjuvante (Hugh Griffith).

Imagem de
Imagem de “Ben-Hur”. Foto: Divulgação/MGM

 

3. SENHOR DOS ANÉIS: O RETORNO DO REI (2003)

Baseado nos livros da série escrita por J.R.R. Tolkien, o longa é o último da trilogia adaptada para o cinema. O detalhe é que o filme venceu o Oscar nas 11 categorias as quais foi indicado: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Mixagem de Som, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original.

Imagem de
Imagem de “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei”. Foto: Divulgação/New Line Cinema

4. AMOR, SUBLIME AMOR (1961)

O longa da década de 1960 é baseado em um musical homônimo da Broadway, de 1957, ao contar a história de amor proibido entre membros de duas gangues rivais na periferia de Nova York. Indicado em 11 categorias, a produção venceu 10 prêmios como: Melhor Ator Coadjuvante (George Chakiris), Melhor Atriz Coadjuvante (Rita Moreno), Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Som, Melhor Edição e Melhor Música.

Imagem de
Imagem de “Amor, Sublime Amor”. Foto: Divulgação/Fox Film do Brasil

5. O PACIENTE INGLÊS (1996)

Ambientado na Segunda Guerra Mundial, a trama retrata a história de um combatente que tem o avião abatido e passa a receber os cuidados de uma enfermeira canadense. Com 12 nomeações, o longa foi vencedor de nove prêmios nas categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição, Melhor Atriz Coadjuvante (Juliette Binoche) e Melhor Musica.

Imagem de
Imagem de “O Paciente Inglês”. Foto: Divulgação/Miramax Films

6. GIGI (1958)

Focado em Gaston, o milionário mais cobiçado de Paris, o filme aborda a aproximação dele com a jovem Gigi, uma garota que está sendo treinada por sua tia para aprender a se portar entre a alta sociedade. Assim como o terceiro “Senhor dos Anéis”, a produção venceu em todas as categorias as quais foi indicado. Neste caso, foram nove prêmios como: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Música Original, Melhor Mixagem de Som.

Imagem de
Imagem de “Gigi”. Foto: Divulgação/MGM

7. O ÚLTIMO IMPERADOR (1987)

O longa que retrata a história de Pu Yi, o último imperador da China, é dirigido por Bernardo Bertolucci e é ambientado a partir do momento que o chinês assumiu a posição de líder com apenas três anos de idade. O filme foi mais uma produção vencedora em todas as a que foi indicado. São nove prêmios como: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição, Melhor Música Original.

Imagem de
Imagem de “O Último Imperador”. Foto: Divulgação/Flashstar

8. MINHA BELA DAMA (1964)

Dirigido por George Cukor, a trama é centrada em Henry, um professor de fonética que aposta transformar uma simples florista em uma dama. O filme levou oito estatuetas nas categorias: Melhor Ator (Rex Harrison), Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Mixagem de Som e Melhor Música.

Imagem de
Imagem de “Minha Bela Dama”. Foto: Divulgação/Paramount Pictures

9. GANDHI (1982)

A cinebiografia do líder indiano Gandhi retrata a fase em que ele enfrentou o domínio britânico sobre seu país ao utilizar a resistência não violenta, o que ajudou a Índia a conquistar a independência. O filme biográfico garantiu oito prêmios do Oscar nas categorias: Melhor Ator (Ben Kingsley), Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Edição.

Imagem de
Imagem de “Gandhi”. Foto: Divulgação/NFDC

10. QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO (2008)

A produção retrata a história surpreendente de Jamal Malik, um jovem de 18 anos que participa de uma versão indiana do programa de TV “Quem quer ser um milionário?” e acaba usando de suas superações de vida como base para responder às perguntas. Gravado em Mumbai com atores locais, o filme venceu oito prêmios do Oscar nas categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição, Melhor Trilha sonora Original (Jai Ho) e Melhor Canção original.

Imagem de
Imagem de “Quem Quer Ser um Milionário”. Foto: Divulgação/Warner Bros

Fonte: Yahoo!

Foto principal: Divulgação/Paramount

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *