Depois de faixa e semáforo, outro problema é identificado no T1 por William Alemão

Local muito visado pelos bandidos e de constantes assaltos, inclusive com arrastões, principalmente à noite, a área onde funciona o Terminal 1 precisa urgentemente de iluminação. O complexo foi revitalizado e entregue à população no último mês de maio, mas ainda apresenta sérios problemas no entorno, como alerta o vereador William Alemão (Cidadania).

O parlamentar esteve no T1, nesta quinta-feira (1º/07), para verificar uma situação e acabou se deparando com o entrave, que é antigo e continua a tirar o sossego de moradores da Constantino Nery e adjacências, na zona Sul da capital amazonense.  

“Verifiquei a necessidade urgente de iluminação no acesso entre as duas plataformas do terminal. Essa será mais uma indicação que farei e vou cobrar, porque aquela escuridão traz um risco enorme para os usuários do transporte coletivo”, adverte Alemão.

Datado de 17 de maio de 2021, no requerimento direcionado ao Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), William Alemão solicita a instalação de sinalização, por meio de semáforo e faixa de pedestre, alegando que tal medida se faz urgente e necessária. A segunda já foi atendida, mas em relação ao semáforo, ainda não houve resposta.

A preocupação é com a segurança das pessoas e, o alerta sobre a “penumbra”, segundo o vereador, também vai no sentido de se evitar novas ocorrências, em toda a extensão do terminal.

Registros

Entre os registros que deixaram marcas nos últimos anos, está a morte do estudante Leonardo Martins da Costa, 18, em março de 2015, após o mesmo ter sido esfaqueado no coração, por um grupo armado de quatro homens, durante um arrastão no T1.  

Em 2014, por falta de segurança, até o posto do Sindicato das Empresas de Transporte (Sinetran) precisou ser fechado por iniciativa dos próprios funcionários, depois que alguns foram assaltados quando deixavam o local no fim do expediente. 

Faixa

Para garantir maior segurança na travessia das calçadas até o terminal e vice-versa, a sugestão é que seja recolocada a faixa de pedestre. 

Na administração municipal passada, esse tipo de serviço ganhou força em 2018, quando diversas faixas foram instaladas em várias vias da cidade, inclusive, com iluminação a LED, com o objetivo de dar uma melhor visão ao motorista, da intenção do pedestre em atravessar.

A faixa com iluminação a LED chama a atenção do condutor, permitindo que ele veja o pedestre durante a travessia, como também garante maior claridade da pista, principalmente, no período noturno, quando a visibilidade de quem está ao volante fica comprometida. 

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do vereador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *